domingo, 14 de junho de 2015

Multidão confere Sesc no Parque em Uberaba


O Parque das Acácias (Piscinão), em Uberaba, foi tomado por uma multidão neste domingo (14/6). Eram famílias, casais e crianças de todas as idades que foram conferir, pela primeira vez na cidade, o Sesc no Parque. O evento ofereceu gratuitamente dezenas de serviços nas áreas de cultura, lazer, saúde, turismo social, educação, assistência e meio ambiente. Nos estandes, as pessoas aguardavam sua vez ao som do pandeiro e do cavaquinho do grupo Flor de Abacate, das violas da Orquestra Viola de Ouro de Uberaba ou dos causos de Gonzaga Medeiros.


    Show de Almir Sater em edição especial do Minas ao Luar




Na cultura, o Sesc no Parque levou o projeto CineSesc, que exibiu produções audiovisuais nacionais e mundiais. Para os apreciadores de uma leitura ao ar livre, o Livro ao Pé da Árvore foi o local escolhido: um ambiente relaxante com o objetivo de estimular o gosto pela leitura. Ainda na cultura, o Palco Principal apresentou o show do cantor e compositor Almir Sater, em uma edição especial do Minas ao Luar. Os uberabenses cantaram junto com o artista grandes sucessos de sua carreira. “O Sesc é um dos maiores apoiadores da cultura no Brasil. Acho que ações como o Sesc no Parque contribuem para a divulgação da arte e isso é muito importante para a nossa música. Além de tudo, eu gosto muito do clima das apresentações do Sesc e a qualidade dos eventos é sempre indiscutível”, comenta o cantor.
Meio ambiente e sustentabilidade também foram destaques, tanto na estrutura quanto nas atividades. A criançada se divertiu aprendendo sobre o aproveitamento integral dos alimentos na oficina de cupcakes do Mesa do Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e combate ao desperdício. Os pequenos curtiram também as atividades da Rua de Lazere dançaram muito sob o comando da equipe de recreação no Palco Multiúso. Para os adultos, o time da área de esportes do Sesc preparou aulas de ritmo e alongamento. O Sesc Solidário ofereceu a oportunidade de emissão de carteira de identidade e segunda via de certidões, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil) e a Polícia Civil.
Para esta edição do evento, o Sesc contou com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba e Região e da Prefeitura Municipal. O Senac também foi parceiro do evento, oferecendo cortes de cabelo, SPA das mãos e quick massagem.


Quem não queria perder nada chegou bem cedo ao Parque. Foi o caso do empresário do comércio Adriano Leal, 41 anos, que organizou os horários para poder passar por diversos estandes. Ele levou o filho, de 3 anos, que foi logo pedindo para ir ao Planetário e ficou encantado com a oportunidade de poder conhecer mais sobre as estrelas e os astros. Adriano considera muito importante que Uberaba receba esse tipo de evento. “A cidade merece e para as pessoas é muito gostoso poder passar o domingo em família com a possibilidade de participar de tantas atrações interessantes. A iniciativa está mais do que aprovada”, comenta.
Houve também quem já saiu de casa sabendo qual atividade seria o foco inicial. Elaine Maria, 32 anos, vendedora, foi ao evento especialmente para participar da oficina de cupcakes, junto com a filha de 8 anos. “O Sesc no Parque é uma boa oportunidade para conhecer os serviços que o Sesc oferece. Se não fosse por meio do evento, dificilmente minha filha e eu teríamos condições de ter acesso a uma oficina como essa. Além disso, minha filha está trabalhando a criatividade e interagindo com outras crianças”, avalia.
Algumas pessoas foram ao parque para conhecer as atividades do Sesc. É o exemplo de Romilda Aparecida de Oliveira, 41 anos, auxiliar em um restaurante. “Estou surpresa com a quantidade de produtos e serviços do Sesc que eu não conhecia. Hoje, eu aprendi a pintar em cerâmica e minha filha de 8 anos fez pintura facial. Gostei da experiência, principalmente porque trabalhos manuais fazem muito bem pra mente, foi uma delícia aprender a técnica”, declara a trabalhadora do comércio.
Raquel Souza, 31 anos, manicure em um salão de beleza da cidade, foi com a filha de 7 anos e o sobrinho de 1 ano. “O que mais me chamou atenção foram as apresentações culturais. É uma forma muito agradável de conhecer e participar de shows que eu não teria condição de ir por conta própria, como é o caso da apresentação do Almir Sater”, conta.
E a alegria em poder participar do evento não é exclusiva do público. Para Juninho Braga, cantor do Flor de Abacate, o Sesc no Parque é uma excelente oportunidade para divulgar o samba e o choro, estilos genuinamente brasileiros. “Estamos em Uberaba pela primeira vez e já chegar na cidade com um evento tão grandioso como esse é muito gratificante”, comenta.
O que se viu no Piscinão neste domingo foi um encontro democrático e aberto a pessoas de todas as idades, diversas origens e de diferentes realidades socioeconômicas, que compartilharam as mesmas experiências. Ao mesmo tempo em que o Sesc no Parque acolheu os visitantes, eles se engajaram em todas as atividades e não perderam a oportunidade de conhecer o mundo de possibilidades que a instituição oferece. Ficou impresso na memória dos uberabenses a principal razão de existir do Sesc: melhorar a qualidade de vida da população, independe de suas características. Depois das edições de Ipatinga e de Uberaba, o Sesc no Parque segue para Belo Horizonte, no próximo dia 5 de julho; e para os municípios de Patos de Minas e Lavras, no segundo semestre.


Fonte: Imprensa Sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário