sexta-feira, 24 de julho de 2015

Mas ou mais: quando usar??




Já não me surpreendo mais ao ler posts nas redes sociais e até textos assinados em publicações impressas ou virtuais evidenciando muita confusão com o uso da língua portuguesa. Quem já não leu que "fazem dez anos que me formei"? Não fazem, faz. E "concerteza" tudo emendado com convicção? Com certeza faz a diferença. Queria ir, "mais" hoje eu não posso. Mas pode! E "sessão" de brinquedos? Quer dizer que a gente pode assistir a ela? Não! É seção de brinquedos, o mesmo que repartição. A balada foi boa à "bessa". Oi? A balada agora tem sobrenome? Não, a pessoa queria dizer que foi boa à beça, ou seja, muito boa.  rsrsrs Normal! Não sou de criticar e muito menos de zoar quem porventura comete uma gafe dessa natureza. Eu tenho consciência de que ainda tenho muito a aprender. A nossa língua pátria é, de fato, cheia de armadilhas. É difícil! Nem todos têm facilidade para escrever e hoje em dia há quem não saiba nem o significado de muitas palavras que usam. Seria o advento da internet? Não creio. Acho que tudo isso passa mais pelo copia e cola mesmo. Tem muita gente usando o  Ctrl c e Ctrl v sem se dar ao trabalho de checar e isso vai além da grafia das palavras. Há casos em que até informações sem veracidade acabam "virando" verdade temporariamente,  por obra de quem não teme ver seu nome jogado na vala da falta de ética, o que atualmente reina nas mais variadas searas. Bom, mas não pretendo me estender. Ufa! Foi só um pequeno e verdadeiro desabafo.  

Dica:

Mas equivale a porém, contudo e todavia. Transmite uma noção de oposição ou limitação.
Exemplos:
Gosto de morango, mas prefiro abacaxi.
Eu queria ir, mas estou sem tempo.

Mais transmite noção de maior quantidade ou intensidade, ou de adição e acréscimo.
Exemplos:
Quero comprar mais sapatos.
A menina de rosa é a mais bonita da escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário