Laboratório utiliza dispositivo que melhora a visualização das veias, reduzindo o risco de múltiplas punções
Foto Asscom Unimed
A tecnologia permite que os profissionais de saúde visualizem a vasculatura superficial para identificar as melhores veias
Muitas vezes, os pais se preocupam quando levam os filhos para a coleta de sangue, temendo que a criança precise passar por várias tentativas até que a punção seja realizada com sucesso. Pensando no conforto e na segurança dos clientes, o Laboratório da Unimed Saúde adotou um dispositivo inovador que auxilia na identificação das veias, tornando o procedimento mais ágil e seguro.
A coordenadora da área pré-analítica do Laboratório Unimed, Ana Carolina Ferreira Costa, explica que o equipamento é portátil, compacto e anatômico, de fácil manuseio, permitindo, de forma não invasiva, a visualização das veias por meio da luz. Ela acrescenta que, além de beneficiar as crianças, o recurso também é utilizado em pacientes com difícil acesso venoso, como idosos, obesos e pessoas em tratamento de quimioterapia.
Ana Carolina destaca que o venoscópio, certificado pela Anvisa (Brasil) e FDA (EUA), funciona projetando luz sobre a pele, evidenciando as veias em um tom azulado. “O procedimento se torna mais seguro porque os profissionais de saúde podem visualizar tanto as veias que não são visíveis a olho nu quanto aquelas de difícil identificação pelo tato”, acrescenta o gestor do Laboratório Unimed Uberaba, Fabiano Lucas Castro.
A responsável técnica pelo Laboratório Unimed, Dra. Ana Claudia Pelegrinelli, observa que o uso do venoscópio melhora a eficiência e a segurança das punções venosas, evitando hematomas e torna o procedimento menos traumático, reduzindo a dor e a ansiedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário