terça-feira, 1 de abril de 2025

Ginecologista alerta sobre prevenção do câncer de colo do útero

 


 

                                                                                                            Foto Asscom/Unimed


O Dr. Renato Abrão garante que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura 

 




O câncer de colo do útero é uma doença grave, mas a boa notícia é que ele pode ser prevenido na maioria dos casos. A afirmação é do médico ginecologista cooperado da Unimed Uberaba, Dr. Renato Abrão, lembrando que a campanha Março Lilás foi muito importante para conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero, mas a atenção com a doença deve ser mantida todos os dias do ano.


A principal forma de prevenção, de acordo com o especialista, é a realização regular dos exames preventivos, como o Papanicolau. “O exame é simples, rápido e pode detectar alterações nas células do colo do útero antes que elas se tornem um problema mais sério”, assegura. No Laboratório Unimed, as mulheres podem realizar seus exames preventivos com segurança e comodidade. O médico explica que detectar qualquer alteração precocemente aumenta muito as chances de tratamento eficaz e de cura. 


Além dos exames, o Dr. Renato cita que outra forma essencial de prevenção é a vacinação contra o HPV. O vírus HPV é o principal responsável pelos casos de câncer de colo do útero, e a vacina é altamente eficaz na prevenção das infecções causadas por ele. A vacina, segundo o médico, é recomendada para meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade, sendo uma ferramenta fundamental na redução dos casos dessa doença. Por isso, ele recomenda que as mulheres agendem seu exame preventivo e, se elas ou alguém da família ainda não tomaram a vacina contra o HPV, procurem uma unidade de saúde para se informar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário