As férias no Shopping Uberaba ganham incremento coloridíssimo: é a Pipamania – Revoada de Pipas com José Teixeira Fraga, conhecido como Zeca das Pipas, neste fim de semana, dias 28 e 29. De acordo com a coordenadora de Marketing do Shopping Uberaba, Camila Marcela Amaral Pires, toda a estrutura do evento estará sob a responsabilidade do Rogério Izzo, e será mais um entretenimento interessante que unirá crianças e adultos para que aproveitem os últimos dias de férias.
Zeca das Pipas é considerado o maior pipeiro do Brasil com destaque internacional, como pode ser observado na reportagem publicada pelo jornal Martigues, na França (http://zecadaspipas.multiply.com/journal/item/14/14). Para Teixeira, a pipa é a mais alegre forma da expressão popular. Ao longo de quase cinco décadas, Teixeira não faz outra coisa senão pipas transformando o passatempo preferido em trabalho artesanal altamente lucrativo. E ele coleciona troféus ganhados em participações em festivais e concursos. Nos últimos tempos, depois de tantos prêmios, deixou de concorrer e passou a dedicar-se a ministrar oficinas colocando a imaginação para funcionar ao mesmo tempo em que preserva esse brinquedo milenar.
História - As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a.C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o para-raio. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário