terça-feira, 6 de novembro de 2012

Missa celebra Jubileu de Ouro da ALTM


          O saudoso monsenhor Juvenal Arduini é um dos fundadores da ALTM

Recebo com felicidade o convite enviado pela educadora e escritora Terezinha Hueb de Menezes, para as comemorações do Jubileu de Ouro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), no próximo dia 15 de novembro (quinta-feira). A programação inclui missa, às 10h30, na Capela da Betânia, na rua José Bonifácio, 1371, bairro Abadia, seguido de almoço festivo por adesão na Churrascaria Cupim Grill, no interior do Parque Fernando Costa.

* Sobre a ALTM
A Academia de Letras do Triângulo Mineiro foi fundada em 15 de novembro de 1962. Um grupo de intelectuais uberabenses percebeu a necessidade de que fosse criada uma entidade que reunisse pessoas da cidade e da região, em torno da cultura. 
Das suas quarenta cadeiras, os 27 primeiros acadêmicos são considerados fundadores: José Mendonça, Santino Gomes de Matos, Victor de Carvalho Ramos, Padre Prata, monsenhor Juvenal Arduini, Ruy Novaes, Ari Rocha, padre Thomás Fialho, César Vanucci, Antônio Edson Deroma, Raimundo Albuquerque, João Cunha, Augusto Afonso Neto, Maurílio Cunha Campos, George de Chirée Jardim, Lúcio Mendonça, Quintiliano Jardim, João Henrique Sampaio, Lauro Fontoura, Mário Palmério, D. Alexandre Gonçalves Amaral, Jacy de Assis, Soares de Faria, João Édison de Melo, Pereira Brasil, Licídio Pais e Edson Prata. Posteriormente, completou-se o quadro com os seguintes acadêmicos: João Alamy Filho, Eurico Silva, Leonard Smeele, João Modesto, Edelweiss Teixeira, Frei Francisco de Uberaba, Gabriel Toti, Severino Muniz, Valdemes Menezes, Marçal Costa, José Bilharinho, Dom José Pedro Costa e Guido Bilharinho.
Inicialmente, as reuniões eram realizadas ora na ABCZ, ora no escritório do Dr. Edson Prata, ou na Aciu, Jockey Club, todos solidários com o novo movimento cultural. Um dos importantes aspectos ligados à Academia de Letras do Triângulo Mineiro é a aceitação mútua: apesar da divergência de estilos e gostos literários, a convivência e o intercâmbio entre os acadêmicos são de respeito pela produção literária de cada um, dentro de sua ideologia e de sua preferência estética.

* Informações que constam de artigo de Terezinha Hueb de Menezes, membro da ALTM, publicado em 28 de fevereiro de 2009, no Jornal da Manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário