domingo, 2 de junho de 2013

Marcelo Jeneci é ícone da Nova MPB






Não sei se você conhece Marcelo Jeneci, que além de cantar, toca piano, acordeom e guitarra. É dele a canção do videoclipe "Pra Sonhar", http://www.youtube.com/watch?v=Bpfw47x5a90&feature=share, com quase 2 milhões de visualizações no YouTube, interpretada por ele e pela cantora paulistana Laura Lavieri, estudante de psicologia, canto e violoncelo, com quem mantém parceria musical desde 2007. 
O videoclipe foi produzido de forma colaborativa, com cenas de casamentos reais enviadas por casais de todo o Brasil. Quando eu assisti, amei e pesquisei pra saber um pouco mais sobre o compositor/intérprete dono de sensibilidade incomum nos últimos tempos. É dele o hit “Amado”, que assina com Vanessa da Mata. 
Marcelo Jeneci está sendo considerado pela crítica especializada um ícone da Nova MPB. Ele se apresentou na última edição do Rock in Rio liderou as indicações do VMB 2011 e é bicampeão na categoria música do ano do Prêmio Multishow, e, segundo a revista Rolling Stone, “Feito Pra Acabar”, seu disco de estreia, é um dos melhores de 2010. Ele também tem como parceiros, Chico César, com quem assina "Felicidade", http://www.youtube.com/watch?v=s2IAZHAsoLI, e a ótima Zélia Duncan. 

Jeneci nasceu em Guaianases, Zona Leste de São Paulo, em 1982. Foi criado pela mãe paulista e pelo pai pernambucano, apaixonado por Roberto Carlos e instrumentos musicais. Cresceu embalado pelas estações de rádio populares e trilhas sonoras de novela. Mais de 25 anos depois, ele e a família se emocionavam cada vez que ouviam as canções do jovem compositor – “Amado” e ”Longe” (assinada com Arnaldo Antunes) – nas novelas de uma das principais emissoras de televisão do país. Jeneci prepara novo álbum para ser lançado ainda neste ano de 2013.

Marcelo Jeneci e Laura Lavieri cantam em dupla na maior parte do show Abril pro Rock  (Foto: Diego Moraes / G1)

2 comentários: