sexta-feira, 26 de julho de 2013

Língua Afiada: passo mal ou passo mau?



Quem é estudioso da Língua Portuguesa sempre quer passar dicas aos familiares, amigos e, claro, para o maior número de pessoas possível. Este espaço é perfeito para que eu insira aquelas que eu sinto necessidade de passar por ouvir ou ler, seja em veículos de comunicação oficiais ou não. Há casos que nem os revisores salvam os redatores pelo fato de o caso ser duvidoso também para eles ou por não conseguirem mesmo corrigir todos os erros. É compreensível, pois a nossa língua é muito difícil. Eu sempre digo que o revisor é o profissional que só é lembrado quando há erro. Pena! Pelos acertos ninguém os cumprimenta. E merecem! Venho dar a minha contribuição a quem quer errar menos na hora de redigir ou de pronunciar. Não sei tudo, mas o que sei gosto de dividir.


IDEIA 
Muitos ainda acentuam a palavra ideia, mas com a reforma ortográfica, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi"  perderam o acento. A forma correta é sem acento agudo, o mesmo correndo com assembleia e outras conforme quadro abaixo.

ANTES  - DEPOIS
alcatéia    -    alcateia
andróide  -  androide
apóia       -       apoia
asteróide  -  asteroide
colméia    -  colmeia
Coréia     - Coreia
estréia      - estreia
geléia       - geleia
heróico    - heroico
jibóia       - jiboia
jóia          - joia
paranóia   - paranoia
platéia      - plateia


GRATUITO
A palavra gratuito não tem acento, no entanto sempre ouço alguém dizer que a entrada é gratuÍta. É como circuito, que também não é acentuada, mas muitos insistem em dizer circuÍto.

MAS E MAIS
Você quer mais ou mas água? O professor Sérgio Nogueira explica:

1ª) MAS é conjunção adversativa (= porém, contudo, todavia, entretanto…): “O dia estava lindíssimo, MAS não pude ir à praia.”
2ª) MAIS é advérbio de intensidade ou pronome indefinido (= é o contrário de MENOS): “Ela falava MAIS que todos nós juntos”; “MAIS ação e menos discursos”.
3ª) MÁS é adjetivo (= plural de MÁ e o contrário de BOAS): “Cuidado com as MÁS línguas”.

MAL E MAU

É comum a gente ler que o fulano foi mau (o certo é mal) educado, ou que correu tanto e passou mau (o correto é mal). E ainda que a beltrana tem mal (o certo é mau) caráter ou que se comporta mal (o correto é mau). Então, trago um macete para quem costuma ficar em dúvida:

MAL  x  BEM -  mal educado/bem educado
MAU  x  BOM - lobo mau/lobo bom 



MAU é um adjetivo e se opõe a BOM:
“Ele está de mau humor.” (x bom humor);


MAL pode ser:
1.    advérbio (=opõe-se a BEM):
“Ele está trabalhando mal.” (x trabalhando bem);

 2.    conjunção (=logo que, assim que, quando):
“Mal você chegou, todos se levantaram.” (=Assim que você chegou);

 3.    substantivo (=doença, defeito, problema):
“Ele está com um mal incurável.” (=doença);


LUAL/LUAU



Há outra palavra que sempre vejo grafada em textos e
anúncios com a letra l, mas é com u. Trata-se de LUAL,
o correto é LUAU.


O professor Ronaldo Eustáquio explica:
Provavelmente devido ao fato de "luau" ser uma festa praiana de estilo havaiano que ocorre à noite, muita gente acha que a palavra tem alguma relação com "lua", "luar". A pista não poderia ser mais falsa. "Luau" vem do havaiano lu’au, que, antes de nomear por extensão também a festa, era apenas o nome de um prato típico servido nessas celebrações – folhas de taro, um tipo de inhame, cozidas com leite de coco.


BEM-VINDO/BENVINDO

Benvindo representa substantivo próprio, ou nome de pessoa.
BEM-VINDO é grafada sempre com hífen, mesmo depois da nova reforma ortográfica, pois é uma palavra formada por justaposição.





2 comentários: