sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Encontro com Vânia Resende agita público cult





     O público que curte a sensibilidade da escritora Vânia Resende tem programa imperdível para o dia 8, quando será promovido em Uberaba, o "Encontro com Vânia Resende: revelações poéticas sob o signo de Flicts". Será às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, que ao lado das editoras Humanitas e Paulinas, e Livraria Alternativa Cultural valorizam o talento de Vânia, que também é professora, pesquisadora, escritora e uma das pioneiras da defesa da leitura literária. Ela ministrou cursos e proferiu palestras em diversas regiões, tendo ainda participado da instalação do comitê do PROLER na cidade (1997). E no dia 19, a festa literária será na Alternativa, às 9h30. Haverá sessão de autógrafos do livro "Ziraldo e o Livro para crianças e jovens no Brasil".
Há mais de três décadas, a trajetória de Vânia, que é doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo, é repleta de sucesso, colecionando prêmios recebidos por todo o país. Tudo começou na sala de aula quando iniciou a carreira como professora de Português e Literatura nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. 
Especialista em Literatura Brasileira e Literatura Infantil e Juvenil, é responsável por apresentar Uberaba a Ziraldo, que tem por ela profunda admiração já expressa em entrevistas à imprensa local. Aqui ela já teve por 12 anos uma livraria especializada chamada Menino Maluquinho, em uma bela homenagem a um dos mais famosos títulos de Ziraldo. Lá ela implementava amplos projetos de cunho social e cultural. Ela criou, inclusive, várias minibibliotecas, com acervos de 80 a 100 obras em cerca de 12 instituições que atendiam crianças, como Casa do Menino, Lar Espírita, Orfanato Santo Eduardo e o Hospital do Pênfigo. Com o fechamento em 1994, prosseguiu acreditando nessa linha de trabalho com a literatura. Como ficou com estoque final de livros, além do seu trabalho remunerado com a literatura, quis atuar como voluntária no processo de incentivo à leitura com o projeto "Leia e Passe Adiante", doando livros anualmente a vários Núcleos. Com "Literatura infantil e juvenil – vivências de leitura e expressão criadora" e outras obras se consolidou como grande incentivadora da literatura nacional, sobretudo da educação e cultura no país, com a difusão do livro, da literatura brasileira adulta, infantil e juvenil e da leitura, Vânia mantém seu amor pela literatura bem como sua encantadora simplicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário