terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Clara Valente mostra Mil coisas em Sampa


A cantora e compositora carioca Clara Valente sobe ao palco do SESC Vila Mariana, em São Paulo, no dia 31 de janeiro, para apresentar seu primeiro álbum, intitulado "Mil Coisas". Sua MPB moderna explora as mil facetas da mulher contemporânea com muito swinge e ritmos brasileiros.

Mil Coisas é um álbum que compactua com seu tempo, assim como Clara Valente. Adaptado às demandas do imediatismo da grande rede de informação digital, se pode dizer que Mil Coisas está sendo lançado pela terceira vez, depois de ter dois videoclipes e um compacto com duas faixas disponibilizadas na rede. 

O produtor do disco, Mauricio Pacheco, diz que durante a pré-produção de Mil Coisas, ouviu música dos cinco continentes do planeta e concebeu uma sonoridade onde há espaço para o afrobeat latino da faixa-título, a ambiência etérea e referência nordestina de "Pra te Encontrar", o samba de gafieira de "Se eu Falo…", com lindo arranjo de metais de Marlon Sette, o minimalismo estético e ostinatos de Philip Glass em "Quis Acreditar", com arranjo de Clarice Assad, até "Ao Cais", um tango, gravado em Buenos Aires com músicos da Orquestra Típica Fernandez Fierro. 

O álbum está disponível para download no site www.claravalente.com.br





Mil Coisas por Clara Valente

"Posso fingir ser uma mas eu sei que não me satisfaz"



Meu álbum de estreia Mil Coisas é a síntese das mil coisas que tenho a dizer, dos mil sons que tenho a mostrar e das mil vozes que tenho para cantar. Ele abre com a faixa-título Mil Coisas (Clara Valente/Rafael Gryner) que fala das mil mulheres que moram dentro de cada uma de nós e de como os homens não as entendem.



A segunda música, “Encanto” (Clara Valente/Diogo Cadaval), faz uma leitura da lenda da Iara, sereia de água doce, símbolo de mulher forte e sedutora presente no folclore brasileiro.



“Quis Acreditar” (Clara Valente/Leandro Jardim) descreve as diversas idas e vindas de um relacionamento. Foi uma longa história de dois amigos muito próximos que acompanhei bem de perto. Essa música recebeu um arranjo especial da Clarice Assad.



“Deixa de demora” (Clara Valente/Pedro Mann) fala de uma paixão platônica entre duas pessoas que nunca se relacionaram. É a música mais "amorzinho" do disco e a única que mostra um lado feminino mais frágil.



“Vou sem perguntar” (Clara Valente/Rafael Gryner/Leandro Jardim) descreve um momento reflexivo e de mudança. Primeiro a gente nega o novo, depois a gente diz sim e no final a gente se joga! Ou pelo menos tenta… Hehe!



“Pra te encontrar” (Clara Valente/Jam da Silva/Mauricio Pacheco) é a música mais despretensiosa do disco. Ela é o que ela é. Sensual, leve, gostosa de ouvir e de cantar e foi composta nesse clima por nós três.



“Feminina” (Joyce Moreno) é a única releitura do disco e escolhi ela por várias identificações com a canção e com a compositora. Mil Coisas é um disco que fala das questões e dos pontos de vistas da mulher e a Joyce foi uma das primeiras compositoras brasileiras a escrever no eu-lírico feminino.



“Se eu falo…” (Clara Valente) fala dos encontros e desencontros de um casal e da alma indecisa da mulher. Ela quer, mas de repente não quer e talvez queira depois… Ah, sei lá.



“Um dia de sol” (Clara Valente) foi a primeira música que compus na vida e foi nela que me descobri compositora. Mostra o lado rancoroso da mulher que é deixada e depois quer dar a volta por cima. E de fato consegue!



“Ao cais” (Clara Valente) é uma canção que fala dos meus sentimentos após um término de um relacionamento amoroso que vivi há cinco anos atrás. Ela sempre teve uma pegada dramática de tango. Quando começamos a gravar o álbum resolvemos ir até Buenos Aires gravá-la da forma mais porteña possível, com instrumentistas argentinos e arranjo de Pablo Gignoli (integrante da Orquestra Típica Fernandez Fierro).








Serviço

Clara Valente no SESC Vila Mariana - Show Mil Coisas

Data: 31 de janeiro de 2014

Horário: Sexta, 20h30

Local: Auditório do SESC Vila Mariana



Preços: R$ 12,00 (inteira) e R$ 2,40 (comerciários)







--

Carol Tavares

Jazz House - produção e assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário