terça-feira, 9 de setembro de 2014

Renato Muniz lança quinto livro em Uberaba


Recém-chegado da Bienal Internacional do Livro em São Paulo, onde lançou A máquina de ensinar, o professor Renato Muniz Barretto de Carvalho, formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Educação e mestre em Geografia, vai lançá-lo em Uberaba, no próximo dia 19, às 20h, na sede do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-Uberaba), e no dia 20, às 15h, na Biblioteca Pública Bernardo Guimarães, em conversa com amigos e leitores.





O livro reúne crônicas selecionadas sobre educação, leitura e meio ambiente, escritas por ele entre 1990 e 2010, e publicadas em jornais da cidade e região. "Máquina de ensinar" é o título de uma delas e que foi premiada num concurso estadual e publicada em livro pelo Sinpro, em 2000, e, muito apropriadamente, foi escolhido pela Giz Editorial para titular este que é o quinto livro de Renato.



         
A trajetória deste incansável defensor da educação no seu sentido pleno, como escritor, começou em 1989, quando passou a assinar artigos, crônicas e outros textos publicados em outros veículos da imprensa local, regional e nacional. 
O primeiro livro foi lançado em 1998, "A cidade perdida - anotações sobre o cotidiano", editado pelo Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. O segundo, "Crônicas Impertinentes", foi lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro, em 2008, no estande da Editora Scortecci. 
Na foto à esquerda, Renato Muniz autografa "A máquina de ensinar", no estande da Giz, na Bienal, no último dia 30 de agosto

Em 2010, lançou "Bichos são gente boa", com ilustrações de Mara Maciel, também pela Giz Editorial, de São Paulo, na Bienal. Este livro, inclusive foi selecionado pelo governo do Estado de São Paulo para compor o currículo das escolas estaduais paulistas em 2013.
Como publicou o blog Alternativa Cultural, "Bichos são gente boa" estimula os leitores a pensarem sobre a situação de espécies em risco de extinção ao mesmo tempo em que instiga a pensar na própria condição humana.


E Renato Muniz já está com novos projetos para a felicidade de seus leitores e companheiros de jornada em busca de uma educação que forme não apenas acadêmicos mas, sobretudo, cidadãos conscientes. Parabéns, professor! Suas ideias, pontos de vista e iniciativas são inspiradores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário