Proporcionar momentos de reflexão, reconhecimento e valorização da cultura surda em encontros com a comunidade surda de Uberaba e região, é a proposta do evento que comemorará a data pela primeira vez na UFTM.
No dia 30, das 14h às 17h, acontece o Passeio Cultural no Museu dos Dinossauros em Peirópolis e o "Café com Libras - Língua Brasileira de Sinais".
O dia 1º de outubro será destinado aos debates. A conferência de abertura, "Cultura Surda", será proferida pela professora Flaviane Reis, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Na sequência, acontece a mesa-redonda "Relatos de Experiências no Contexto Universitário e de Saúde" com a participação do professor Hely César, do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM; do aluno Weverton, do curso técnico em Radiologia do Cefores; e do servidor Antônio Carlos, técnico em Radiologia lotado no Hospital de Clínicas. A programação da manhã termina com a homenagem ao Surdo Destaque.
À tarde, das 14h às 17h, o professor Rimar Ramalho Segala, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, ministra a oficina "Expressão facial e corporal na gramática da Libras". Para participar é preciso ter fluência em linguagem de sinais.
As inscrições são gratuitas para participar e podem ser feitas até 30 de setembro.
Mais informações pelo e-mail: libras@proace.uftm.edu.br
Fonte:
Rosangela R. Cunha
Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário