sábado, 21 de janeiro de 2017

Escritor paulista ministra oficina em Uberaba




O escritor, jornalista e editor paulista Ronaldo Bressane (foto) vem a Uberaba na semana que vem para ministrar a oficina Lab de Contos com foco na produção e avaliação de ficções breves, com ênfase no conto. A oficina é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino. Serão cinco aulas, de três horas cada, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, sempre no período noturno (18h30 às 21h30), na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães.   Para participarem como alunos, os interessados devem fazer a inscrição com uma contribuição mínima individual de R$ 100 pelo site do financiamento coletivo do projeto, que pode ser acessado através do link https://goo.gl/0N6e8D.
Os interessados poderão conferir detalhes sobre a metodologia e plano das aulas no próprio site do projeto, em que consta o financiamento coletivo para a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 99665-7424. A inscrição também pede um livro para doação à Biblioteca e/ou um 1 quilo de alimento para o Sanatório Espírita de Uberaba. O evento conta com o apoio da Casa Paulo Lima, do grupo Cupim Literário e da Fundação Cultural de Uberaba.  
Caso não seja alcançado o valor do financiamento até o dia 27/1, o curso será realizado em nova data, a ser definida. O curso é dividido em duas seções: na primeira, leitura dos textos escritos sob a proposta sugerida na aula anterior; na segunda, teoria literária e proposta para exercício a ser feito em casa.
Promovido com base nos objetivos do Plano Municipal do Livro e Leitura 2016-2026, o objetivo do curso é formar leitores e escritores de narrativas curtas na cidade de Uberaba. Espera assim estimular a produção literária na cidade.
O local para realização do curso não foi por acaso: o curso visa a contribuir para que a biblioteca da cidade seja um polo difusor de cultura e conhecimento na comunidade. Está, portanto, integrado com a meta do próprio PMLL de Uberaba, no sentido de manter um calendário anual das promoções na área do livro e da leitura, referentes a toda a cidade de Uberaba.
Espera, dessa forma, assegurar a promoção da leitura, a partir da compreensão de que a leitura e a escrita são práticas sociais que são pressupostos do desenvolvimento humano individual e da coletividade, possibilitando o exercício pleno da cidadania nas sociedades letradas.
Público-alvo: escritores, jornalistas, roteiristas, artistas, redatores, estudantes de arte, literatura e comunicação, profissionais que buscam renovar sua escrita criativa.
Ronaldo Bressane é  escritor, jornalista e editor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário