terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Mostra Musical encerra encontro "Dandô"


Foto Ruth Gobbo

Um show com formato de mostra musical reunindo a musicalidade regional em um grande  intercâmbio cultural encerrará o IV Encontro Nacional do Projeto “Dandô - Circuito de Música Dércio Marques”, nesta quarta-feira, 7, às 20h, no Memorial Chico Xavier, com apoio da Fundação Cultural de Uberaba e da Associação Cultural Casa do Folclore.
No espetáculo desta noite, se apresentarão Ana F., André Salomão, Cabocla, Cecilia Concha Laborde (Chile), João Mendes Rio, Kátya Teixeira, Kris Pires, Manu Saggioro, Marcelo Taynara, Milla Tuli, Murilo Silvestrim, Oswaldo Rios, Paulo Nunes, Sergio Moreno e Sol Bueno. A direção tem a assinatura de André Salomão e o cenário Cabocla Inez Vilela.
O projeto iniciado em 2013 é uma caravana musical, que recebeu o Prêmio Brasil Criativo (ProjectHub|Minc) e Prêmio Profissionais da Música, que busca a realização de um circuito anual de música com foco no intercâmbio, criação de redes colaborativas, mostra de diversidades sonoras e formação de novos públicos. 


Idealizado por Kátya Teixeira e de gestão coletiva tem em seu nome uma homenagem a Dércio Marques, natural de Uberaba, que foi um dos cantadores que mais fizeram pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas.Durante o IV Encontro Nacional do Projeto, desde o dia 4, artistas e colaboradores do projeto se reuniram para avaliações e novas projeções. "Dandô" é gerido pelos próprios artistas envolvidos e com apoios locais. Tem o intuito de levar boa música e criar uma cartografia musical do Brasil e dos países envolvidos.
A ideia é promover uma grande circulação contínua de música pelos países envolvidos – hoje são: Brasil, Chile (Ruta de Violeta Parra), Argentina (Circuito VamosAndando), Uruguai (Circuito Amália de La Vega), Portugal e Galicia/ES - com artistas de várias regiões criando um intercâmbio, uma rede colaborativa muito importante e também gerando novas plateias. 
Em mais de quatro anos de atividade, o circuito Dandô já realizou mais de 400 espetáculos por todo o país em 50 cidades por oito estados brasileiros e foi finalista no Prêmio Profissionais da Música|2017 na categoria Projetos Culturais Musicais. 


André Salomão (esq), músico, cantor e compositor, criado em Araguari-MG e Erick Castanho (dir), violeiro e cantador,  integram o "Dandô Circuito Triângulo, ao lado de Marcelo Taynara (abaixo),  cantor, compositor, arranjador e instrumentista de Conceição das Alagoas-MG , que escolheu Uberaba para morar e se inspirar..
 Autodidata, iniciou-se na música aos dez anos de idade tocando bateria e cantando em bandas de bailes, viajando por grande parte do Brasil e da América Latina.


SERVIÇO
Mostra Dandô – Show de Encerramento do IV Encontro Nacional | 2018
7 de fevereiro às 20h
Memorial Chico Xavier
Av. João XXIII, 2011 - Parque das Américas
Ingressos – Inteira R$ 20 | Meia R$ 10
Classificação – Livre 





Nenhum comentário:

Postar um comentário