A palavra é CIRCUITO e não CIRCUÍTO. Erro assim é muito comum. É o chamado erro de prosódia, parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. O termo circuito é bastante utilizado em eventos esportivos como circuito de Fórmula 1. Também significa o treino de um atleta, o roteiro de uma viagem, enfim, a palavra define o que é cíclico.
Já vi a mesma confusão acontecer, por exemplo, com a palavra GRATUITO, forma correta. Quantas vezes os ouvidos de estudiosos da Língua Portuguesa doeram ao ouvir alguém dizer que tal evento é GRATUÍTO?
Para quem fica em dúvida tem um macete fácil, fácil: separação de sílabas. CIR CUI TO, GRA TUI TO. É que nas palavras há um ditongo UI, que não se separa. O mesmo ocorre com fluido: FLUI DO, gratuito GRA TUI TO, fortuito FOR TUI TO. Observe que em nem um dos casos há acento no I. Portanto, a tonicidade ocorre nas sílabas CUI (cir-cui-to), TUI (gra-tui-to), FLUI (flui-do), TUI (for-tui-to), TUI (in-tui-to). Imagine como soaria estranho a gente dizer que o INTUÍTO do evento beneficente é ajudar as pessoas. O correto é INTUITO. Em todos os exemplos, u é a vogal tônica. Acho que estamos combinados, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário