sábado, 2 de março de 2019

Shopping Uberaba entrega Troféu Mulher

                                                                                                                         Fotos Francis Prado


O Shopping Uberaba abriu as comemorações dos seus 20 anos com a primeira cerimônia de entrega do Troféu Mulher, na quarta-feira, 27. Para a escolha, o Shopping convidou uma comissão integrada pelo professor universitário Décio Bragança, o presidente da Fundação Cultural Antônio Carlos Marques, o secretário municipal de Saúde Iraci Neto, e o presidente do Conselho Superior da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira. Ao mesmo tempo as homenageia pelo Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, com exposição fotográfica, que permanecerá na Praça de Eventos até o dia 18 deste mês.
Os troféus exclusivos são de Aguimar José Luiz, ceramista uberabense renomado e reconhecido por críticos da arte no Brasil e em países da Europa. 


Categoria Socioambiental


Nívia Ferreira, na foto com o filho Murilo e esposa,  é mulher determinada, guerreira e de coração aberto são as características marcantes de Nívia. Casou-se com o saudoso médico Humberto de Oliveira Ferreira, um notável pesquisador da Doença de Chagas e um pediatra muito querido pelas famílias de Uberaba. É a primeira cirurgiã-dentista de Uberaba. É notório seu espírito caridoso. Começou como diretora voluntária do Hospital da Criança. Em 1979, ingressou na Apae, onde foi presidente e vice-presidente, quando não mediu esforços para a construção da sede da entidade. Também foi vice-presidente do Instituto de Cegos do Brasil Central. Sua história é recheada de belos exemplos a serem seguidos.

Teresinha Cartafina recebeu o troféu das mãos da gerente de marketing do Shopping Uberaba, Lucy Jardim. Ela foi primeira-dama,  quando o marido Silvério Cartafina ocupou o cargo de prefeito, e ex-vereadora por mais
de um mandato. Um de seus maiores legados é a dedicação durante mais de 40 anos ao Hospital da Criança, único hospital público pediátrico de  Uberaba, além de a outras instituições  das quais até fez parte da diretoria, como Apae, Supam, três anos como associada do Lions. Ao deixar o Lions, formou o grupo chamado Colmeia Cartafina, formado por 20 mulheres, que  se dedicam a trabalhos manuais e doam a arrecadação às instituições filantrópicas da cidade.  


Rose Paolinelli recebeu o troféu das mãos da controller do Shopping Uberaba, Sara Fantato. Engajada com os princípios da responsabilidade social empresarial, atua junto com o marido, Marco Tulio Paolinelli, nos projetos socioambientais realizados pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social. É formada em Direito e uma das mais atuantes voluntárias da Ossis-Organização dos Amigos Solidários à Infância e Saúde. Está sempre presente aos eventos e uma de suas atitudes mais marcantes foi quando ao comemorar seu aniversário pediu que os presentes fossem todos doados à Oasis. Sua atuação envolve organização dos bazares beneficentes e presença em todos os eventos emprestando sua colaboração e também o seu talento para receber bem.

Terezinha de Melo Batista recebeu o troféu das mãos da gerente Adm-Financeiro do Shopping Uberaba, Valéria Cunha. É viúva de Ronaldo Batista Machado, um dos fundadores da CDL Uberaba. Tem três filhas e dois netos. Foi professora, bancária e empresária por 40 anos, juntamente com seu esposo. Resolveu cursar a faculdade de Turismo aos 60 anos. É uma turismóloga que adora viajar. Atua na área social e há 15 anos promove a Feijoada da Terezinha, em sua própria chácara, beneficiando três entidades uberabenses.  É uma grande plantadora de árvores, tanto frutíferas como ornamentais, e adora paisagismo. Ama a natureza com todo seu esplendor.

Categoria Medicina e Pesquisa


Doutora Gisele Paulette Remy Rodrigues da Cunha recebeu o troféu das mãos do superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme Vilela. Médica Sanitarista tem como legado 40 anos devotados à saúde pública da população de Uberaba e região. Enquanto estudante lutou pela federalização da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Como médica, trabalhou pela criação da Diretoria Regional de Saúde de Uberaba (atual Superintendência Regional de Saúde), na qual permaneceu à frente como única mulher diretora por 11 anos e posteriormente coordenando os trabalhos de epidemiologia da região. Foi diretora de saúde pública de Uberaba por mais de cinco anos. Teve a honra de receber a Medalha e o Memorial Carlos Chagas pelos trabalhos de pesquisa de Chagas agudo em crianças.

Doutora Cristina Hueb Barata recebeu o troféu das mãos do diretor da Assoceu, Ildeu Kazeoca. Ela possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestrado em Medicina (Medicina Tropical) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo. É médica e professora associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Exerceu a função de diretora Clínica do Hospital de Clínicas da UFTM e exerce o cargo de chefe do Setor da Qualidade Hospitalar e Vigilância em Saúde do HC da UFTM.

Ana Lúcia de Assis Simões recebeu o troféu das mãos do professor Décio Bragança. Ela é reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) gestão de 2014 a 2019, doutora em enfermagem fundamental e professora titular. É a primeira mulher a assumir a direção da universidade e a segunda enfermeira brasileira a ocupar o cargo de reitora de uma universidade pública federal. Tem uma relevante produção científica, com pesquisas realizadas com ênfase em Gestão em Saúde. Na extensão universitária, destaca-se como idealizadora e tutora da Liga de Humanização Sarakura. Seu maior legado é a dedicação às áreas de educação e saúde do nosso país.


Doutora Lara Rocha Batista recebeu o troféu das mãos do presidente do Conselho Superior da CDL, Fúlvio Ferreira. É médica Veterinária formada pela Universidade de Uberaba, doutora em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É servidora de carreira na Prefeitura Municipal de Uberaba, atualmente respondendo como Chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. Desde 2017 vem coordenando os programas de prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores e zoonoses, e de outros agravos provocados por animais sinantrópicos, além de planejar e conduzir o Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos do município.


Categoria Empreendedorismo e Inovação


Ana Beatriz Cordeiro Borges Ribeiro recebeu o troféu das mãos da gerente Adm-Financeiro do Shopping Uberaba, Valéria Cunha. Tiza é verdadeiramente um sinônimo de dinamismo. É uma mulher à frente do seu tempo. Inteligente e consegue ao mesmo tempo ser simples, um equilíbrio fundamental para o sucesso na vida pessoal e profissional, Mais conhecida como Tiza O Boticário, assumiu a loja aos 21 anos quando sua mãe se mudou para Belo Horizonte e passou a franquia para ela. Ganhou prêmios da franqueadora durante boa parte da sua carreira. Criatividade e inovação são as suas marcas registradas.

Raquel Resende foi representada pela professora Nubia Ferreira, considerada pela homenageada sua mestre inspiradora. Ela recebeu o troféu das mãos do integrante do Conselho Superior da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas, Januário Marques de Oliveira.
Raquel articula pontes entre empresa, governo e universidades. Coordena ambientes de inovação há 16 anos e instruiu dezenas de empreendedores. 






Criadora de vários projetos
 e 
programas referência,
dentre
 les os ParqueLABs,
 Raquel é
mestre em Inovação 
Tecnológica
 pela UFTM e MBA e
Marketing pela ESPM, 
administradora e
 zootecnista. É
cofundadora da Comunidade 
ZebuValley 
e gestora do Parque 
Tecnológico de Uberaba.



Leila Borges de Araújo foi representada pelo marido, Antonio Trivelli, que recebeu o troféu das mãos do professor Antônio Carlos Marques. A primeira atuação profissional de Leila foi na Área de Recursos Humanos em empresas privadas. Hoje dedica-se a uma paixão familiar: a pecuária, com criação de gado nelore através de melhoramento genético. Em ambas, encontrou realização e reforço de valores adquiridos na infância pelo exemplo de seus pais.






Ana Lúcia Nogueira Borges trabalhou como professora e vice diretora na prefeitura Municipal de Uberaba (1984 a  2013). Herdou fazenda de seus pais e sempre esteve na atividade rural. É produtora de leite e tem arrendamento de cana e eucalipto. Está por três gestões no Sindicato Rural de Uberaba, atualmente atuando como tesoureira. Também é conselheira de administração no Sicoob Uberaba. Seus hobbies são pintar e bordar.



Categoria Educação e Esporte



Iná Laranjo Cardoso é uma das primeiras professoras formadas em Educação Física a dar aulas em Uberaba. Ministrou em várias escolas e na Uniube no curso de Educação Física (cadeira de natação). Com 58 anos formou uma equipe de natação master participando de várias competições. Desta época tem guardada mais de 600 medalhas e 30 troféus. A Educação Física e Esportes em geral são suas maiores paixões. Além da Arte e de sua família, formada pelo marido, por quatro filhas, dez netos e quatro bisnetos.  

Maria de Lordes Melo Prais (Dedê Prais) recebeu o troféu das mãos do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto. Ela fez-se educadora ao longo da sua caminhada. Dos 14 aos 17 anos deu aulas particulares em sua casa. Em 1965 formou-se pedagoga e assumiu as turmas de Magistério do Colégio Osvaldo Cruz. Como educadora mergulhou no mundo da escola para descobrir os seus mistérios, tendo chegado às suas convicções por um caminho árduo, porém cheio de boas surpresas e, ainda hoje, responde aos desafios que lhe são apresentados. Foi consultora nas áreas de planejamento e gestão educacional tendo assessorado diversos diversos municípios de Minas e de outros estados. Durante este período escreveu vários artigos e três livros na área da educação.

Márcia Marques Afonso Iniciou suas atividades na área da educação ainda muito jovem. Em 1993, abriu as portas de sua própria casa, com espaço e vagas limitadas, mas com o respeito e a credibilidade que seus anos de trabalho inspiravam. Hoje, com os valores intactos, o Colégio Opção é uma das instituições mais respeitadas e admiradas por trazer ganhos significativos aos estudantes. Atualmente está sob a direção de Júnior Afonso, primogênito de Márcia.


Célia Lima Peres fundou o Colégio Jean Christophe, em 1968, sendo diretora desta instituição de ensino há 50 anos. 
Depois de tantos anos de dedicação e amor sente-se realizada com o sucesso profissional de seus ex-alunos.
 Para ela é um prazer enorme trabalhar na área da Educação e conviver com as crianças, adolescentes e uma brilhante equipe profissional.





Categoria Artes e Arquitetura 



Alê Roso recebeu o troféu das mãos da gerente de Marketing do Shopping Uberaba, Lucy Jardim. Ale é arquiteta e urbanista, realiza projetos arquitetônicos institucionais, residenciais, comerciais e outros, como os eventos Loft IEATM/Expocigra. Dona de uma trajetória ímpar no exercício da Profissão de Arquitetura e no associativismo ocupando atualmente o cargo de vice-presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM). Ale é também uma das idealizadoras do Calendário Solidário Atma. 

Maria Antonieta Borges Lopes recebeu o troféu das mãos da controller do Shopping Uberaba, Sara Fantato. A professora Maria Antonieta lecionou história e geografia em vários colégios da cidade de Uberaba e, entre 1964 e 1975, foi professora de história do Brasil e didática de história na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino (Fista) de Uberaba. 
Dirigiu o Museu do Zebu de 1984 até 1988. 
Foi presidente da Fundação Cultural de Uberaba entre 1993 e 1996. É membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, ocupando a Cadeira nº 21. 
  

Beth Dorça recebeu o troféu das mãos do professor Antônio Carlos Marques.. Ela fundou em 1976 a primeira escola de ballet de Uberaba, a Academia Beth Dorça. Durante esses anos formou professores e bailarinos,  alguns deles hoje me destaque em renomadas companhias de ballet no Brasil e no exterior. Trouxe inúmeras premiações dos Festivais Internacionais de dança para a cidade. Há 37 anos mantém seu projeto social para crianças carentes com talento para dança.




Maria Helena Ciriani está entre os mais consagrados escultores de Uberaba. Ela começou criança, quando recebeu influência do avô materno, escultor formado em Belas Artes, na Itália. Ainda menina, ela ganhou um prêmio com a escultura de um boneco de argila. Hoje, tem obras espalhadas pelo mundo, bem como em residências de bom gosto e em imensos espaços públicos, como o imponente saguão do Paço Municipal.
Prêmios, Ciriani já recebeu inúmeros, inclusive um Debret, na França, onde expôs suas obras, obtendo uma repercussão extremamente positiva. Foi homenageada no 3º Encontro de Licenciaturas, promovido pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE), em Uberaba. Ciriani é unanimidade. Das mãos dela também saem os mais belos troféus entregues a personalidades da cidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário