terça-feira, 11 de junho de 2019

ALTM traz bisneta e neto de Hildebrando Pontes

Alessandra e Hildebrando Neto diante do busto de Mário Palmério na Academia de Letras do Triângulo Mineiro


Os escritores Alessandra Roscoe e Hildebrando Pontes Neto estiveram em Uberaba para lançar os livros “A árvore voadora” e “O velho carrossel” para o público infantojuvenil,  na sexta-feira, dia 7 de junho de 2019, no Centro Cultural Cecília Palmério, no campus Centro da Uniube, e, também, para participar da solenidade oficial da Prefeitura, que nomeou oficialmente o Arquivo Público da cidade com o nome do avô e bisavô deles, o historiador e escritor Hildebrando Pontes.
Hildebrando Neto disse que Uberaba demonstra uma gratidão muito merecida ao avô, que nasceu em 1879, no distrito de Jubaí, município de Conquista-MG, e faleceu em 1950, em Uberaba. As obras que publicou são “História de Uberaba e a Civilização do Brasil Central”, “História do Futebol de Uberaba” e “Vida, Casos e Perfis”. O historiador praticamente registrou toda a história da cidade, sob os aspectos político, econômico, social e cultural, com muita precisão e profissionalismo.



Os dois visitaram a Escola Estadual Hildebrando Pontes e escolheram como cenário para a foto à direita a parede que tem a foto do patrono, o avô e bisavô Hildebrando.





No dia seguinte, Alessandra e Hildebrando Neto foram homenageados pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro, que os recebeu como Associados Correspondentes. João Eurípedes Sabino, presidente da ALTM, não escondia a felicidade de a academia ter promovido, em parceria com a Universidade de Uberaba, a vinda dos escritores para lançar os seus livros e verem oficializado o nome do avô e bisavô para o Arquivo Público de Uberaba.
Sabino, na foto ao lado da bisneta e do neto do homenageado,  lembra que a ideia de dar o nome do historiador ao Arquivo surgiu após Hildebrando Neto lançar um livro em Uberaba com o apoio da Academia. Ele ainda ressaltou a importância da valorização da história do município, bem como a iniciativa da Prefeitura de imortalizar o legado do historiador dando seu nome ao Arquivo, em uma das ações comemorativas aos 200 anos de Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário