As oficinas acontecerão nos dias 26/01, 02/02 e 16/02, às 15h, por meio
da plataforma do Google Meet
O projeto tem como objetivo democratizar debates, ferramentas e tecnologias utilizadas no cotidiano do programa PIBID. E, são abertas para a comunidade acadêmica e externa de forma gratuita. O programa institucional é desenvolvido na Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa e coordenado pelo professor. Dr. Clayton Cardoso Romano, da UFTM, e realizado com os discentes universitários acadêmicos do curso.
“As oficinas possuem fundamento na colaboração com a formação do discente, uma vez que a formação é baseada no tripé universitário, abarcando o ensino, a pesquisa e a extensão. Outras informações e links das próximas oficinas também podem ser buscados por meio do e-mail do programa pibidaurelioluizdacos
Para Laís, unir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em projetos de ensino com a escola Aurélio oportuniza o aprendizado de teor artístico e intelectual, como é o caso da utilização da plataforma Canva e Podcasts, e a produção de diversos gêneros textuais, contribuindo ainda mais com o aprendizado dos alunos e também da comunidade externa.
A primeira oficina será a da “Plataforma Canva”, que se trata de um site de edições de imagens online e que pode ser utilizado de forma gratuita, que nos permite desenvolver artes gráficas, apresentações e posters para mídias sociais. Os inscritos presentes vão aprender a utilizar as funções e ferramentas da plataforma com as alunas Giulia Metzker e Ana Jennifer Dimas, integrantes do projeto que ministrarão essa primeira oficina.
As outras duas oficinas serão a de “Produção de Texto”, ministrada no dia 02 pelos alunos Laís Gomes e Gabriel Castro. Esta oficina propicia ao público compreender as técnicas e conhecer os diversos tipos textuais utilizados em nosso cotidiano. Já a última a ser realizada no dia 16 será a de “Produção de Podcast”, desenvolvida pelos alunos Daniel Ferreira e Mariana Fresneda, que irão auxiliar na produção desse formato de dispositivo de mídia em forma de áudio muito utilizado na atualidade para quem gosta de se comunicar por meio das ondas de rádio.
O pibidiano, Gabriel Castro, ressalta que projetos como este são de extrema importância para unir e democratizar conhecimento com os estudantes e a população, principalmente em tempos de pandemia onde a sociedade está confinada em suas casas. “Esta será a primeira oficina, mas nosso grupo já está planejando várias outras com diversas temáticas. Para quem gosta de manter-se atualizado, essa é uma grande chance de aprender algo novo”. Conclui Gabriel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário