terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Vera Cruz recebe "Os Mundos de Chico Xavier"


A peça será encenada em Uberaba, nos dias 17 e 18, às 21h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, tendo o ator João Signorelli interpretando o médium, com texto de Miguel Filliage e direção de Carlos Meceni
 

                                                                                                  Fotos Valerio Trabanco

O ator João Signorelli em cena como o médium mineiro Chico Xavier



Se no cinema, na cinebiografia de Daniel Filho sobre o médium mineiro Francisco Cândido Xavier (2010) o enredo volta ao passado para mostrar desde a infância a vida do mais famoso espírita do Brasil, no teatro, em “Os Mundos de Chico Xavier”, concebido pelo autor, dramaturgo e escritor Miguel Filliage com o ator João Signorelli, a narrativa focaliza o encontro fictício, e talvez um dos mais imaginados ou almejados, entre Chico e Bezerra de Menezes, médico, escritor e jornalista também expoente da Doutrina Espírita e mentor de Xavier.

Chico e Bezerra de Menezes, interpretado por Meceni, dialogam sobre o futuro, o espaço ‘entre’ em que se encontram e juntos reconstroem crenças, legados relembrando as experiências no mundo dos homens da terra.

O espetáculo ressalta os ideais pregados pelo médium, sobretudo, pelas ações de humanidade, amor, ausência de preconceitos, esperança e paz. Foram mais de 400 livros escritos e mais de 25 milhões de exemplares vendidos e doados para mais de 2 mil entidades beneficentes. Um legado que transborda humanidade.



 

O universo de Chico Xavier não é pouco familiar ao ator, Signorelli foi escalado para o papel do médium no cinema no longa-metragem, ainda em fase de finalização, sobre Zé Arigó, “O Predestinado”, interpretado por Danton Mello. Arigó foi o primeiro médium a receber o espírito do médico alemão Doutor Fritz, e fazer curas espirituais no interior de Minas.

Depois das filmagens em turnê com Gandhi pela Europa, João encontrou um amigo que o indagou a respeito da ausência de um ator para interpretar Xavier após a morte de Nelson Xavier. Foi aí que Signorelli sentiu vontade de conhecer mais o personagem e passou a pensar na possibilidade da criação teatral.

O ator conversou com Filliage e quando esteve em Uberaba,MG, com a peça Gandhi, foi conhecer a casa do médium e posteriormente o seu filho para se aproximar do universo do espírita. Com o texto de Filliage finalizado, Signorelli convidou o ator Carlos Meceni, com quem mantém parceria profissional, para interpretar Bezerra de Menezes e dirigir a peça e, posteriormente, com Rogerio Nagai, produtor da peça formaram os corpos técnico e artístico do espetáculo.

Como o próprio médium previu e desejou, a sua partida coincidiu com a festa da vitória da seleção de futebol da Copa do Mundo, em 30 de junho de 2002.



SERVIÇO

"Os Mundos de Chico Xavier"
Dias 17 e 18 de dezembro - 21h
Cine Teatro Municipal Vera Cruz
Duração – 60 minutos
Tel para informações: (34) 3317-1476
Vendas antecipadas pelo Sympla
Os ingressos também poderão ser adquiridos presencialmente no dia da apresentação na bilheteria do teatro, a partir das 20h, ou pontos de vendas oficiais.
Realização: NAGAI Produções Artísticas e Culturais.
Apoio Institucional: Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier.
Apoio cultural: Rotaract Uberaba

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário