sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Língua Afiada: nada haver ou nada a ver?

 


Você já deve ter ouvido alguém falar assim: se eu pôr o tênis tal não combinará com o restante do figurino. Se eu pôr??? Como assim? É futuro, certo? Então o correto é se eu puser. 

Outro caso que também acontece muito é a pessoa dizer: se eu manter os dados atualizados será mais fácil na hora de fazer o relatório. Está errado. O certo é se eu mantiver... 

Por falar em nada a ver, vejo muito as pessoas escreverem: esta roupa não tem nada haver comigo. Oi?!?  Haver é verbo e significa existir. O correto é: esta roupa não tem nada a ver comigo.

Ouço e leio  sempre: Há muitos anos atrás eu visitei tal país. Vale dizer que há e atrás na mesma frase é uma redundância. O correto é um ou outro: há muitos anos ou muito tempo atrás.

Você já ouviu alguém dizer que a perca foi grande? Eu também! Mas a pessoa se equivoca. O correto é a perda foi grande. Explico: perda é substantivo e perca é verbo. Exemplos: Não perca a chave / Acabe com a perda de tempo.

Ah, outra confusão que vejo acontecer muito, inclusive em roda de pessoas que são cuidadosas com a língua: é o de encontro a e ao encontro de. É simples: de encontro é contra e ao encontro, a favor. Entendeu? A opinião de fulano vai de encontro à minha / A queda nos preços vai ao encontro do que os produtores esperam. 


Até a próxima!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário