A simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) qualifica o Hospital Unimed para o atendimento a traumas de grandes proporções e o equipara a instituições de referência nacional. O IMV foi realizado pelo Hospital no domingo, 29 de junho de 2025, com início em avenida na Univerdecidade, com a atuação do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no resgate, e as vítimas preparadas transportadas para atendimento no Hospital Unimed.
A iniciativa estimula o raciocínio clínico, a integração e a comunicação entre as equipes, aspectos essenciais diante de situações de caos. O diretor do Hospital Unimed, Dr. Djalma Antonio Abrão Junior, observa que ambientes simulados permitem aperfeiçoar os protocolos, e também as competências e habilidades profissionais.
O gerente assistencial do Hospital Unimed, Diego Davi Pes, explica que a realização de simulado de múltiplas vítimas é imprescindível para garantir que o hospital esteja preparado para lidar com situações de emergência em larga escala. Em cenários como acidentes com vários feridos, desastres naturais ou até mesmo eventos de violência urbana, o tempo de resposta e a coordenação entre as equipes podem ser decisivos para salvar vidas. Para a ação, o hospital foi mobilizado como um todo, bem como a empresa Ubervidas e os órgãos públicos Corpo de Bombeiros e Samu, envolvendo a participação além de sete vítimas preparadas, mais de 50 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, bombeiros militares, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e outros do setor administrativo.
Outro ponto que merece ser destacado é que a simulação permite avaliar a confiabilidade das estratégias e testar na prática os protocolos e a comunicação entre os setores, o fluxo de atendimento, e até a disponibilidade de recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário