O lançamento, no dia 24 deste mês, será no Centro de Cultura Cecília Palmério, com participação de Carlos Giovanny e banda
Foto Marise Romano
Rafael Camilo é o autor do livro que será lançado no CCCP em noite cultural musical
Fruto de dissertação de mestrado do pianista e professor Rafael Mariano Camilo da Silva, o livro “Desafinado: Dissonâncias nos discursos acerca da influência do Jazz na Bossa Nova” publicado pela Editora Dialética, apresenta uma revisão crítica da concepção axiomática, recorrente e generalizada, de que o Jazz teria influenciado a música brasileira e, assim, originado a Bossa Nova. O autor, que também é vice-diretor do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, não pretende negar a existência de elementos jazzísticos na construção da Bossa Nova, mas questionar o real alcance dessa implicação.
Rafael observa que esses discursos, em sua maioria, estavam ligados a um ideário nacionalista, que enxergava no passado a "época de ouro", de suposta tradição e autenticidade nacional da música popular brasileira. Este trabalho, por sua vez, caminha no sentido de perceber o hibridismo musical presente na música popular e de enxergar essa música numa perspectiva que pretende ir além das delimitações territoriais, sem, contudo, abandonar os aspectos que a credenciam a se tornar uma música original e brasileira. No curso da argumentação, serão apresentadas análises de algumas canções bossanovistas, no sentido de reforçar o questionamento às "dissonâncias" presentes nos discursos acerca da influência do Jazz na Bossa Nova.
Além de uma conversa com o autor sobre os principais temas do livro, o evento contará com uma apresentação musical ao vivo do renomado músico Carlos Giovanny e banda.
Durante performance, o autor analisará e contextualizará as canções, conectando os conceitos do livro à vivência musical do público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário