sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Itaú Cultural promove workshop em Udi

Matias Monteiro é o convidado para ministrar o workshop que inclui Uberlândia

O Itaú Cultural promove o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte de 12 a 14 de setembro, no Museu Universitário de Arte – MUNA, de Uberlândia, das 14h às 18h. Os interessados nas 25 vagas disponíveis devem se inscrever pelo e-mail secretaria@muna.ufu.br ou pelo telefone (34) 3331-9121 e (34) 3231-7708.
O curso é divido em três módulos, sendo um sobre a produção artística local; outro sobre interesses e questões que permeiam a produção de arte contemporânea e, por fim, a produção artística com foco em áreas da cultura como arte, filosofia, comunicação, antropologia, entre outras.
O instituto vem promovendo cursos gratuitos, de três dias, em itinerância pelo Brasil para identificar a produção artística e analisar o cenário cultural local; já passou por Aracaju (SE), Cachoeira (BA), Araraquara (SP), Boa Vista (RR), Brasília (DF). Depois de Uberlândia, segue para Chapecó (SC) e Macapá (AP), em um total de oito cidades até novembro.
O workshop é ministrado pelo curador Matias Monteiro, mestre em Arte, na linha de pesquisa de Poéticas Contemporâneas, e bacharel em Artes Plásticas, pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Matias atua como artista, professor e em programas educativos de museus e espaços culturais.
Arte Aqui, módulo de abertura do workshop, debate a produção artística local. A partir de um mapeamento na cidade serão identificados artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas. Com esse resultado, os participantes buscarão compreender as dinâmicas de desenvolvimento do segmento em contexto nacional e discutirão estratégias para o agenciamento regional.
No segundo dia (13), em Arte Hoje o tema gira em torno de interesses e questões que permeiam a produção de arte contemporânea, buscando paralelos com o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Encerrando a série no dia seguinte, Arte, Cultura e Pensamento Críticoprocura localizar a produção artística com foco em áreas da cultura mais amplamente desenvolvidas como arte, filosofia, comunicação, antropologia, entre outras. Seguindo bibliografia indicada, discute pontos relevantes da produção em arte contemporânea, de modo a promover o pensamento crítico sobre a arte produzida no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário