segunda-feira, 26 de novembro de 2012

André Azevedo lança livro em Uberaba




O professor do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade de Londrina, André Azevedo da Fonseca, acaba de publicar o livro “A construção do mito Mário Palmério” (Ed. Unesp, 2012). O lançamento em Uberaba será nesta sexta-feira, 30, às 18h, no hall da Biblioteca Central, no Campus Aeroporto da Uniube. Depois dos autógrafos o autor proferirá palestra no anfiteatro do local. 
O livro é resultado de uma extensa pesquisa de doutorado em História, em que o historiador explica a complexa ascensão profissional, social e política do professor, político e autor de Vila dos Confins e Chapadão do Bugre - romances seminais da literatura regionalista brasileira. Contudo, não é o escritor renomado que aparece neste livro. O historiador se interessou pelo jovem Mário Palmério, um ambicioso professor que, no decorrer dos anos 1940, se tornaria um empresário da educação, seria eleito deputado federal pelo PTB de Getúlio Vargas e alcançaria o status de mito político regional.
Ao explicar toda a simbologia que este personagem operou naquela sociedade para encenar uma representação sagrada e heroica de sua imagem e de sua trajetória, este livro se torna leitura indispensável para interessados em mitologias políticas, processos eleitorais e história de Minas Gerais, além de pesquisadores de Literatura Brasileira, História da Educação e Empreendedorismo.


Sobre o autor
André Azevedo da Fonseca é, também, doutor em História pela Unesp e pesquisador visitante no pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor e coordenador do curso de Comunicação Social da Uniube, onde criou o Memorial Mário Palmério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário