sexta-feira, 21 de junho de 2013

UMA encena Improcedente no Sesiminas


Improcedente é o espetáculo de improvisação teatral que é sucesso de público em Belo Horizonte, que chega a Uberaba para única apresentação neste sábado, 22, às 20h, no Teatro Sesiminas. Na montagem encenada pela UMA Companhia, os atores não sabem o que vão fazer, nem o público sabe a que vai assistir: cada noite é uma surpresa inédita. E o público é um elemento essencial para a proposta, já que é ele quem sugere, na entrada do teatro, os estímulos que os atores utilizarão para improvisar as histórias.




Mestra em Literatura pela UFMG, com uma pesquisa sobre a dramaturgia da improvisação teatral, Débora Vieira é atriz fundadora da UMA Companhia. Junto ao grupo, participa como atriz do espetáculo Match de Improvisação (dir. Mariana Muniz) e como diretora e atriz do espetáculo Dos Gardenias Social Club. Integra o elenco do espetáculo Cortiços (dir. Tuca Pinheiro), da Cia Luna Lunera. 
Em 2009, morou na cidade de Santiago do Chile, onde se especializou em Dança-Teatro (Instituto de Enseñanza Teatral La Olla) e Pedagogia Teatral (Universidad de Chile). Ainda em 2009, participou do festival Mujeres Creadoras, realizado pelo grupo Yuyachkani, no Peru. Ministra cursos e oficinas de improvisação teatral desde 2008. Integrou oficinas com Shawn Kinley e Frank Totino (Canadá), Impromadrid (Espanha), Complot Escena (México), Natália Tencer (Argentina), Cristina Castrillo (Suíça), Graziela Rodrigues (SP), Lia Rodrigues (RJ), Tica Lemos (SP), Morena Nascimento (BH) e Movasse (BH), entre outros.

Sobre a UMA Companhia
Sediada em Belo Horizonte, A UMA Companhia é um dos principais grupos de teatro brasileiros que se dedicam à prática e à difusão da improvisação teatral como espetáculo. Com 6 anos de trabalho contínuo, o grupo possui 4 espetáculos em repertório.
Ao longo de sua trajetória a companhia participou de diversos festivais nacionais e internacionais de teatro, dentre os quais se destacam o Tempo Festival, no Rio de Janeiro, Festivais de Inverno das cidades de Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rey, Petrópolis e Nova Friburgo, o Festival Internacional de Improvisación Teatral, no Chile (2010), e La Semaine de L’impro, na França (2012). Em 2012, o grupo realizou sua primeira turnê nacional, com o espetáculo Dos Gardenias Social Club, que se apresentou por 7 cidades de 5 diferentes estados brasileiros. Em 2013 é a vez de o espetáculo Improcedente circular pelo interior de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário