terça-feira, 23 de julho de 2013

Arahilda lança livro dia 26




O livro Sob mil olhares, da educadora e batalhadora na defesa da arte e da cultura Arahilda Gomes Alves, será lançado no dia 26, às 20h, no anfiteatro do Centro Cultural Cecília Palmério, contando com coros por Cláudia e Thaís Falconi, Josefa Costa, Murilo Lima, Antonio Ricardo Gomes, Valério de Pádua, remanescentes da ópera-sucesso Bodas de Fígaro, e, ainda, Hélio Siqueira, piano de Maria Cecília Fernandes e poesia em movimento da Cia. Rogê. Na mesma noite Arahilda tomará posse na cadeira 33 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) e a arrecadação de recursos com a venda do livro ela destinará ao Hospital do Câncer de Uberaba.







Arahilda tem uma trajetória belíssima, permeada por um competente trabalho e foco claro: valorizar a música e reverberar o efeito que ela proporciona na vida dela também na vida da humanidade. Defender a arte e a cultura como meio de transformar para melhor uma comunidade e quiçá de todo um país em que as decisões dos governantes sempre ficam aquém do que sonham os educadores plenos. Sua simplicidade se mistura à sua segurança no momento em que parece segurar as mãos de seu saudoso pai, Alaor Gomes, para fortalecê-la na condução de seus sonhos e ideiais que sempre viram realidade como a Ópera Bodas de Fígaro e muitos outros projetos.

Homenagens são muitas e uma delas está no mural da página que Arahilda mantém na rede social Facebook, assinada pelo admirável agente cultural Gilberto Rezende: "Conheço seu trabalho de longa data, sua luta, sua contribuição para a cultura brasileira, mas, confesso que me surpreendi com a entrevista (concedida ao Jornal de Uberaba http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/cidade/4425/arahilda-a-professora-que-canta/). Não tinha conhecimento da sua vida em Belo Horizonte que, aliás, se parece muito com a daqui, insistindo em divulgar cultura, brigando com “otoridades” de visões retrógradas, dispondo de minguadas verbas, e como a grande maioria dos artistas que pendem para o lado dito “erudito”, penando na busca do pão material de cada dia para poder distribuir o pão espiritual". Para Gilberto, Arahilda é um exemplo de vida, da mulher guerreira que jamais esmoreceu na luta para que este país se tornasse mais educado, mais culto, mais humano. 
E Gilberto tem total razão. Arahilda sempre se dedicou, corajosa e idealista por caminhos nem sempre compreendidos pela maioria dos leigos. Mas nada de esmorecimento. Pelo contrário, luta, mais luta. Bravo, Arahilda! Parabéns! Receba meu reconhecimento e a minha reverência!
  

Um comentário:

  1. Costumo dizer que...Deus,Artista e Mestre/Em cada um de nós,colocou/Uma poção mágica/que nos inunda/De paz, amor e ternura/Arrancada em doses de prazer e venturas/Chamada por nós de IDEAL!

    Como diz o poeta Bilac:"Viver é lutar/Que os fracos,abate...
    Rose e Gilberto,exemplos em que me inspiro,amizades que cultuo,ideais que nos levam a caminhar juntos,porque o fazer não é tarefa isolada,porque não somos anacoretas!Obrigada pelo estímulo de ambos e dos bons amigos que nos empurram para frente!

    ResponderExcluir