quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cine UFTM destaca humor negro de Kubrick




O filme Dr. Fantástico (Dr. Strangelove), de Stanley Kubrick, com Peter Sellers e George C. Scott, é o escolhido pelo Cine Cultura UFTM, projeto de Extensão Universitária realizado pelo curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, para a edição deste sábado, 1º de fevereiro, às 15h, seguido de debate, na Unidade Urbano Salomão, com entrada franca. A classificação indicativa diz que a produção é inadequada para menores de 10 anos. Como comédia, Dr. Strangelove é uma sátira muito mais dramática e eterna que qualquer outra crítica séria poderia causar.
No auge da Guerra Fria, um general norte-americano enlouquece e ordena um ataque nuclear a Moscou. A partir daí, o presidente dos Estados Unidos e seus assessores entram em contato com o Premier da União Soviética e tentam evitar o fim do mundo.



O filme é uma comédia de humor negro de Stanley Kubrick, reconhecida como clássica no gênero pela sutileza com que critica não só o equilíbrio nuclear da guerra fria; mas também as atitudes e soluções militares; o “telefone vermelho” (linha de comunicação exclusiva entre os dois presidentes, considerada na época um enorme avanço tecnológico e garantia da paz mundial); e a importação, após a 2ª Guerra Mundial, de cientistas alemães pelos EUA, como Wernher Von Braun, entre outros responsáveis pela fabricação dos foguetes norte-americanos e da bomba de hidrogênio.
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, considerada a maior e melhor do mundo, classificou o filme como “culturalmente significativo” e o escolheu para ser preservado no Registro Nacional de Filmes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário