sábado, 15 de março de 2014

Concerto de Fernando Calixto será no dia 21



O uberabense Fernando Calixto, pianista doutor com excelência em Piano Performance pelo Conservatório Estatal N.A.Rimsky Korsakov-São Petersburgo, Rússia, uma das mais tradicionais instituições de ensino do mundo, vem a Uberaba, nesta sexta-feira, 21, para concerto especialíssimo destacando clássicos do piano: Mozart, Chopin e Liszt, no Teatro Sesi, às 20h. Será a primeira apresentação dele na cidade, após a conclusão do doutorado.  O convite custa apenas R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O público, especialmente o uberabense, terá a chance de aplaudir um pianista condecorado pelo conservatório russo, com o diploma vermelho, ou seja, que tem todas as notas máximas nos exames federais finais.


Atualmente desenvolve carreira tanto como solista, quanto camerista se apresentando por países da América do Sul e Europa(Brasil, Equador, Chile,Russia, Itália, Hungria e outros). Entre os concertos com orquestra, colaborou com os maestros Francesco de La Vechia(Italia) Claudio Cohen(Brasil),João Santos(Portugal) Vladimir Smirnov, Rinat Kamalov (Rússia) e Vadim Arsky (Brasil).
Fernando Calixto é também conhecido por seu interesse em trabalhos na parte pedagógica pianística, ministrando Master Classes, e preparando pianistas para concertos, exames e concursos. Recentemente esteve em Quito (Equador) ministrando Master Classes na Fundação Casa De La Musica, e no Conservatorio Mozarte e em outubro de 2010 foi convidado a ministrar Máster classes na Universidade Mayor , em Santiago(Chile), onde também se apresentou na Temporada Internacional 2010, Bicentenário Chile y el Mundo.
Com tantos títulos e tanta expressão como pianista, Fernando fez parte do Júri do 22º Concurso Internacional para jovens pianistas Dmitri Shostakovich, em São Petersburgo-Russia.

Ele é Bacharel em Piano, pela Universidade de Brasília, na classe da pianista Alla Dadaian (Rússia), onde também estudou com os professores Daniel Tarquínio e Jaci Toffano.
Natural de Uberaba, Fernando Calixto estudou no Conservatório Renato Frateschi, com o professor Sílvio Robazzi, e, em Frutal (MG), com Eliane Lacerda. Formou-se na classe de piano de Nadezhda Eysmont, música de câmara com Ivan Mikhailov e prática de acompanhamento com Irina Kusonskaya. Ainda no conservatório de São Petersburgo trabalhou como professor assistente da Nadezhda Eysmont entre 2010 e 2013. 


Mestre em piano pela mesma instituição, em maio de 2010 ele foi condecorado pelo Conservatório, com o diploma vermelho, este dado apenas aos estudantes que tem todas as notas máximas nos exames federais finais. Dos 40 pianistas, apenas seis receberam este diploma, sendo Fernando o único estrangeiro.
Além de prêmios em concursos de piano, recebeu também bolsas de estudos com a pianista Araceli Chacon, da Fundação Magda Tagliaferro-São Paulo (Classe Professor Armando Fava Filho, e Miguel Proença), no Rio de Janeiro. Durante seus estudos na Rússia, Fernando foi patrocinado pelo empresário paulistano Paulo Bilyk um dos fundadores da Rio Bravo Investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário