sexta-feira, 22 de agosto de 2014

New York Times valoriza experts de Uberaba

               Marcelo Brito com Guilherme Tensol, com quem trabalhou no documentário Kite Fight



Boa parte da equipe que produziu o documentário Kite Fight, gravado na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e exibido na capa da versão online do New York Times, é formada por profissionais que atuam em Uberaba. Guilherme Tensol assina a direção e Marcelo Brito a direção de fotografia. A pós-produção do som do documentário é de Mário Di Poi. Ainda na equipe, Fernanda Coelho, que assina a produção,  e Vinícius Ribeiro, como assistente de câmera.



O documentário de cinco minutos foi produzido para a Revista Victory Journal, de Nova York, e, possivelmente devido à sua excepcional qualidade, acabou sendo exibido na capa do The New York Times. Hoje está na seção OpDocs do mesmo jornal.


Marcelo tem feito alguns trabalhos em São Paulo, como diretor de fotografia freelancer para várias produtoras. Neste, ele trabalhou para a Mosquito Project. 






O vídeo mostra meninos com a grande paixão deles: pipa, com a qual travam verdadeiras batalhas lúdicas, cada um na sua laje. Um dos garotos entrevistados diz que soltando pipa se sente livre. Outro diz que todos deveriam ter asas, que nem passarinho. “Como ninguém tem asas, a gente solta pipa.”




A cada cena, com trilha que casou de forma perfeita, o espectador depara com as condições em que inúmeras famílias sobrevivem, com pouco ou quase nada de estrutura.  Mostra os contrastes de um país em que a criatividade é um dos trunfos para superar adversidades. Parabéns à equipe, que soube evidenciar em cinco minutos que a vida, sobretudo na favela, é um exercício para a sabedoria. 

















Link para matéria sobre o documentário e para o documentário no New York
Times:
http://www.nytimes.com/2014/07/15/opinion/brazil-kite-fight.html?_r=1


Link do UOL:
http://tvuol.uol.com.br/video/batalha-de-pipas-e-alternativa-de-lazer-e-simbolo-de-liberdade-na-rocinha-04020E9C356ED0895326







Nenhum comentário:

Postar um comentário