quarta-feira, 1 de abril de 2015

O prefeito ou O Prefeito? Houve ou houveram???



Há quem pense que redigir um texto jornalístico não exige concentração. Escrever é fácil, mas escrever de forma concisa e compreensível para a maioria das pessoas, não. E quando quem escreve é um jornalista a responsabilidade aumenta muito e a atenção quanto às mudanças e reformas ortográficas, além de ler os veículos mais bem conceituados no país são medidas imprescindíveis para atualizar os conhecimentos e evitar as famigeradas gafes.
Um bom redator deve saber, por exemplo, que a expressão fazem dois dias está errada. Sempre que quisermos utilizar o verbo fazer para referir tempo decorrido ou indicação de fenômeno atmosférico, devemos utilizar apenas a sua forma conjugada no singular, uma vez que nestas situações o verbo fazer se apresenta como verbo impessoal, sem sujeito. Faz dois dias. Deve saber também que no sentido de existir, acontecer, o verbo haver é impessoal, isto é, não tem sujeito; consequentemente, não flexiona. Portanto, a forma correta é Houve opiniões contrárias e não “Houveram” opiniões contrárias
A linguagem jornalística também recomenda que para siglas com mais de quatro letras e que formem palavra, utilizemos só a primeira letra em caixa alta. Por exemplo: Uniube, Ibama, Setec, Emdec etc. Até quatro letras, tudo em caixa alta, como UFTM, IBGE, CPFL, ONU, USP, IPTU etc. E, claro, a sigla tem de ser explicada. Exemplo: Organização das Nações Unidas (ONU). Maiúsculas só para nomes próprios: jornal, revista, rock, internacional etc. não são nomes próprios e devem ser escritos em caixa baixa, bem como a designação de cargo: vendedor, vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, diretor, gerente, coordenador, enfim. E não Diretor, Vereador, Prefeito, Deputado ....

Mais

Hora redonda: 8 horas; 9 horas; etc. Ou 8h; 9h; etc. (sem "s", sem 00, sem rs e sem ponto depois de "h"). E não 8:00hrs.

Os números cardinais devem ser escritos sem ponto ou espaço entre o milhar e a centena: 1999 e não 1.999; 2015 e não 2.015.

O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 12/11/15.

O primeiro dia do mês deve ser escrito assim: 1º e não 1. Exemplo: 1º/5/15 ou 1º/05/15.

De segunda a sexta-feira

De terça a quinta-feira

E não

De segunda à sexta-feira

De terça à quinta-feira



Um comentário: