segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Semana de História promove mesa-redonda

​                                                                                                               


Nesta terça-feira, às 19h30, "Histórias e Memórias de Uberaba" serão debatidas
na mesa-redonda integrada por Jorge Nabut, do
Jornal  da Manhã, e Guido Bilharinho, da Academia de Letras do Triângulo Mineiro - ALTM, durante a 6ª Semana de História da UFTM, com o tema Fronteiras, territórios e identidades: o local e o regional na historiografia. A semana propõe o debate sobre o espaço e as relações sociais inseridas na história da região. Também participará da mesa, João Eurípedes Sabino, do Fórum de Articulistas. 

Para a conferência de abertura, nesta segunda,16, "Repensar histórias cruzadas: a pesquisa, o historiador e seus estudos de caso" foi convidada a professora e doutora em História, Heliana Angotti Salgueiro, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Angotti é membro do Núcleo de Pesquisas Brasil-França, no Instituto de Estudos Avançados da USP, pesquisadora Capes, autora de vários livros.
Aberta ao público, a Semana vai até quinta-feira, com uma programação intensa, acontecendo em vários locais da UFTM. Um dos minicursos será ministrado no Arquivo Público de Uberaba - APU. Pela manhã acontecem os minicursos e os Diálogos Regionais, que debatem Trajetórias e Fronteiras Políticas; à tarde acontecem os Simpósios Temáticos e a Mostra de Cinema, exibindo filmes regionais, e as conferências e mesas-redondas fecham a programação, à noite.
Debatendo questões locais e regionais, a Semana conta com a participação de docentes da UFTM e de convidados da cidade de Uberaba - professores, historiadores, jornalistas.
Na quarta, dia 18, o tema é "História e Escravidão em Uberaba", com os debatedores João Araújo, do Arquivo Público de Uberaba - APU, Christian Rodrigues, da Escola Estadual Minas Gerais, e Maria Aparecida Manzan, do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba - Conphau. Fechando a programação na quinta-feira, 19, a conferência "Por Uma História das Gerais: balanço historiográfico, possibilidades de pesquisa e de produção do conhecimento histórico", proferida pela professora Glaura Teixeira, da UFTM.
A Mostra de Cinema, aberta ao público, exibe, de terça a quinta-feira, às 17h, os filmes: O Mineiro e o Queijo (3ª feira), Estrada Real da Cachaça (4ª feira) e Do Outro Lado da Porteira (5ª feira), no auditório do Ambulatório de Especialidades, localizado na av. Getúlio Guaritá, 331. A entrada é franca.



A programação detalhada pode ser conferida no blog da Semana.
http://visemanadehistoria.blogspot.com.br/



Fonte:
Rosangela R Cunha
Jornalista - MTb 2566/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário