sábado, 19 de novembro de 2016

Domingo na Conha celebra cultura negra



Show especial com Black Pantera, Peixinho, Marcelo Taynara, Erlei Diamante, Dri Ribeiro, Tito Rios, Pedro Pio, Aracelle Fernandes e Leo Palhares, embala este Domingo na Concha, das 11h às 14h, em uma realização da Prefeitura de Uberaba/Fundação Cultural, para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. 
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
O presidente da Fundação Cultural, jornalista Antônio Carlos Marques, diz que a data é oportunidade para as pessoas reaprenderem a respeito da história e da cultura negra e para despertar a conscientização e reflexão sobre a importância do povo negro na formação da cultura nacional. "Vamos celebrar o Domingo na Concha valorizando nossos artistas e com músicas de grandes intérpretes e compositores negros”.



Além do Domingo na Concha especial, o CEU das Artes,  receberá o evento “Consciência Negra – igualdade não tem cor”, no dia 26, a partir das 14h. Na programação está Empoderamento das Pretas, a palestra “Religião Matriz Africana e a intolerância religiosa”, com Ya Bia Ti Osumare, além de apresentações de teatro, congo e capoeira com Tambor de Criola. O público também poderá participar da oficina de turbantes e aproveitar apresentações de Hip Hop e show do cantor Marcelo Taynara.






Encerra as atividades, a mostra sobre Ternos de Congo e Moçambique da fotógrafa Ruth Gobbo (na foto com o presidente da Fundação Cultural Antônio Carlos Marques), que será aberta no dia 30 de novembro, às 20h, no Memorial Chico Xavier,  com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário