domingo, 8 de outubro de 2017

Língua Afiada: ele foi um dos que jogou ou um dos que jogaram?


Quando ouvimos algo que soa estranho, na maioria das vezes é porque está errado. Muitos falam e escrevem assim: o time tal foi um dos que jogou bem essa semana. Errado! O time tal foi um dos que jogaram bem essa semana. 

Thaís Nicoleti diz que a construção “um dos que” é sempre um convite à confusão – as pessoas hesitam entre fazer o verbo concordar com “um” (ou “uma”) e fazê-lo concordar com o pronome “os” (ou “as”) que está contraído com a preposição “de”. Esse pronome demonstrativo (“os” nessa construção equivale a “aqueles”) é o antecedente do pronome relativo “que”, portanto é com ele que se faz a concordância verbal. Ninguém diria “as que perdeu a disputa foram...”, portanto também não se deve dizer “uma das que perdeu a disputa”. Não há problema algum se uma pessoa ou outra cometa esse erro, mas ele não fica bem quando é cometido por um repórter de TV, rádio ou jornal impresso. É essencial que eles estejam atentos, porque são multiplicadores. 

O expert Sérgio Nogueira garante que a concordância deve ser feita no plural: “Ele é um dos que fizeram o trabalho”; “Ela é uma das atrizes que foram premiadas no festival de Gramado”.

Outro equívoco frequente é quando a pessoa quer citar número de visualizações acima de um milhão. Já ouvi muitos dizerem que a personalidade tem postagens com mais de duas milhões de visualizações. Sérgio Rodrigues que assina blog na Veja diz que está errado. Neste caso, prevalece o gênero masculino de milhão, como ocorre também com bilhão, trilhão e assim por diante.

Isso se dá porque milhão, que gramaticalmente é um numeral mesmo, se aproxima nesse caso dos substantivos cento e milhar, masculinos, ou dúzia e dezena, femininos, que são chamados de “coletivos numerais” por seu papel de quantificação. Estes, como milhão, bilhão e o resto da turma, fazem valer seu próprio gênero sobre o dos elementos quantificados: “dois centos de mariolas”, “dois milhares de folhas”, “uma dúzia de ovos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário