segunda-feira, 6 de maio de 2019

Nabut lança livro no Cecília Palmério



                         Jorge Alberto Nabut assina também a concepção visual do livro que lançará nesta semana


Os trabalhos manuais herdados de sua mãe, Mariana Abdanur Nabut, que bordava à máquina, equipamento ícone da Revolução Industrial que alavancou a economia e o progresso da Europa e dos Estados Unidos, no final do século XIX, junto com outras invenções, inspiraram Jorge Alberto Nabut a escrever "O Círculo dos Bastidores".
No lançamento, nesta quinta-feira, 9, às 19h30, no Centro Cultural Cecília Palmério, localizado no campus centro da Universidade de Uberaba, na avenida Guilherme Ferreira, 217,  o livro será apresentado pelo poeta Eduardo Veras, doutor em Literatura Comparada e professor do Departamento de Estudos Literários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 
É de Jorge Alberto também a concepção visual do livro com  os bordados fotografados por Ramon Magela. Há, ainda, outras ilustrações raras como a da famosa revista A Estação, do século XIX, e gravuras adquiridas de “booknistas”, livreiros que trabalham à margem do rio Sena, em Paris, bem como do livro Singer de Bordar à Máquina (1930), utilizado por sua mãe quando aluna do curso de bordar. 
Nesta edição, Jorge Alberto Nabut conta com quatro parceiros: Uniube, Codau, ABCZ Mulher e jornalista Ellen Gomes. Editado pela 3P, o livro custa R$ 100 e o valor arrecadado com a venda dos 50 primeiros exemplares será revertido para a Vencer – Associação de Combate ao Câncer de Uberaba. 


Sobre o autor 
Depois de estrear com as experimentações de Paisagem Provincial (1984), incluindo o “Branco em Fundo Ocre: Desemboque”, Jorge Alberto Nabut continuou editando poesia. Investiu na sensualidade e na sexualidade em Sesmarias do Corpo (1986), com fotos ilustrativas de Ramon Magela. Publicou, em 2010, numa só edição, vários títulos: Well Gin, Cartas Abertas, Romanceiro de Sirça, Chopinianas, A Casa das Três Janelas e Geografia da Palavra, adaptados para o teatro por Emílio Rogê. Depois lançou O Livro das Chuvas (2016), publicado com recursos do Fundo Municipal de Cultura. No campo da história publicou Coisas que me contaram, Crônicas que escrevi (1978), Desemboque: Documentário Histórico e Cultural (1986), Fragmentos Árabes (2002),  Corredor dos Boiadeiros (2014), tendo inédito, Registros Ferroviários, que será lançado no segundo semestre de 2019. 






SERVIÇO
O que: Lançamento do livro O Círculo dos Bastidores, de Jorge Alberto Nabut
Quando: Dia 9 de maio de 2019, às 19h30
Onde: Centro Cultural Cecília Palmério - Campus Centro Uniube - Avenida Guilherme Ferreira, 217


Nenhum comentário:

Postar um comentário