sábado, 3 de outubro de 2020

Língua Afiada dá dicas de Português

 


O aprendizado nunca termina. Eu não sou expert, mas estudiosa da Língua Portuguesa e sinto que preciso dar a minha contribuição. 


* Li em uma reportagem que para instalar a indústria será preciso um investimento de R$1,8 milhões. Não! Se for  1 milhão fica no singular. O correto é R$1,8 milhão. Só serão milhões quando for mais de 1. 


 * Outro erro comum que vejo é o diretor foi um dos que teve paciência com aquele aluno problema. Não! Se for um dos que irá para o plural. O correto é um dos que tiveram.

 

* Já assisti e ouvi muitas pessoas e até profissionais autônomos ou donos de altos cargos dizerem que houveram fatores que impediram a compra. Não! A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa. O correto é houve. 

 

* A história do nós vai, nós foi, nós falou e nós voltou também é contada por muita gente inclusive por  jovens que estão em universidades ou recém-saídos delas. Se não quiser levar para o plural opte por a gente vai, foi, falou  e voltou. Mas se usar nós, por favor, nós vamos,  fomos, falamos  e voltamos.

 

* E a concordância verbal? Sabemos que esta é a regra número 1: o verbo concorda com o sujeito, mas o que mais se vê em e-mail ou mensagens de aplicativo é:  Segue os dados, Segue os relatórios, Segue as fotos. Como assim? Seguem é o correto.

 

* A palavra ansioso também vejo escrita de forma que dói muito quando lemos: ancioso. Falada não faz diferença. Mas na hora de escrever, o correto é ansioso. Uma ajuda é lembrar de ansiedade, que é com s.


Semana que vem tem mais!!



2 comentários: