Para o programa BAND Entrevista, que vai ao ar no dia 31 deste mês, o convidado é o superintendente do Shopping Uberaba, engenheiro Guilherme Vilela. Para contar um pouco da história do empreendimento que acaba de entrar em seu 23º ano de sucesso, Guilherme foi a Uberlândia, quando falou ainda sobre o difícil enfrentamento da fase mais crítica da pandemia do coronavírus.O superintendente foi entrevistado pelos jornalistas Ricardo Bagnete e Leonardo Patrus.
Guilherme com Ricardo Bagnete e Leonardo Patrus, e o diretor Francisco Maciel
O Shopping Uberaba foi fundado em 5 de abril de 1999 por um grupo de empresários consolidados para presentear a cidade do primeiro empreendimento em que os clientes pudessem encontrar o que precisavam em apenas um lugar confortável, seguro e com praticidade, com o incremento de estacionamentos. Entrando em seu 23º ano, a ideia continua sendo proporcionar aos clientes a sensação de que estão em casa, oferecendo um espaço para que as famílias possam se encontrar, além de comprar, ter acesso a eventos culturais, se divertir e viver bem.
Os empreendedores viam tantas cidades com porte até inferior ao de Uberaba inaugurarem seus shoppings e Uberaba continuava sem, já na década de 90. Pensando nisso decidiram então criar a Jaguara Empreendimentos para dar à cidade o seu primeiro shopping center. Carregar o nome da cidade é mais do que uma grande responsabilidade, é estar inserido nas suas causas valorizando os uberabenses e aqueles que para a cidade vêm trabalhar e visitar.
O propósito é que os uberabenses se orgulhem da cidade e o Shopping contribui para que eles tenham por Uberaba o mesmo encantamento causado aos que vêm de fora. Por isso, continua sendo a porta de entrada das principais marcas do varejo nacional em Uberaba. Desde 1999, quando foi inaugurado, o Shopping já passou por três expansões, sendo que a área construída mais que triplicou ao longo dos seus 22 anos. Está na segunda fase da quarta expansão para qualificar o mix e assim oferecer o melhor para os clientes de Uberaba e região. Tem 200 pontos de vendas, e emprega mais de 2000 pessoas. Antes da pandemia, recebia pelo menos 30 mil pessoas/dia, número que hoje, naturalmente, está reduzido.
O fechamento dos shopping centers como uma das medidas governamentais tomadas para achatar a curva de propagação do coronavírus afetou os 477 shoppings no Brasil. Levando-se em conta o cenário em que ambientes em que estão muitas pessoas deviam ser evitados, o setor entrou em alerta máximo sobre os impactos econômicos da pandemia. Como a relação entre empreendedor e lojistas de shopping centers é de longo prazo, o Shopping e os lojistas suportaram juntos uma parcela do ônus para enfrentar os efeitos da pandemia nas vendas e, consequentemente no faturamento, tendo de manter os colaboradores para lançar mão de alternativas como o delivery, o drive-thru e o take away, além de intensificar a presença digital das lojas, enquanto as portas estavam fechadas e mesmo depois de abertas quando continuavam com expediente reduzido.
O segmento passou por momentos delicados, mas em shoppings empreendedores e lojistas se unem para superar os desafios. Para alcançar e manter o sucesso, o Shopping conta com um time de colaboradores e um time de lojistas que criam, vibram, torcem e estão juntos da administração para fazer um shopping cada vez melhor.
Com a retomada do expediente normal das lojas, das 10h às 22h, desde o dia 15 de julho de 2021, o Shopping Uberaba vive fase otimista e, mais uma vez, com muita responsabilidade. Entre as novas lojas inauguradas nos últimos três meses estão o colégio Objetivo Integrado, doceria Mania Torta, Chiquinho Sorvetes, Luck Acessórios, Farm. Por ser um local controlado e organizado, oferece segurança para colaboradores, lojistas, vendedores, clientes e suas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário