sábado, 24 de julho de 2021

João Menezes faz boa partida, mas perde em Tóquio



Quero dizer do orgulho de ver o nosso Menino de Ouro, o tenista João Menezes, atual campeão pan-americano, dando um show nas quadras de Tóquio, na madrugada deste sábado, na sua estreia em Olimpíada. Que jogo!! Que adrenalina! 
Nosso coração estava na ponta da raquete do João. Até rimou, mas é a pura verdade. Como nos honraram a sua garra, a sua superação do nervosismo natural em uma competição dessa grandiosidade. Mas pelo esporte, ele é competente, guerreiro. O que ele fez foi absurdo!! Deu o seu melhor orgulhando a todos nós. João Menezes tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.


--------------------------



                                  João Menezes jogou muito bem, esteve perto da vitória


Julho, 2021 - Depois de uma partida emocionante, com 3h23min, em que jogou muito bem, o mineiro João Menezes - número 4 do Brasil e 217 do mundo - foi derrotado pelo croata Marin Cilic (36º do ranking) em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O jogo, neste sábado (24), no Ariake Tennis Park, na capital japonesa, terminou com um disputado tie-break, após Menezes sair de 5/0 no terceiro set e buscar a reação. Antes, no segundo, esteve a um game de fechar a partida. E, ao todo, salvou dez match points. Cilic marcou 2 sets a 1, de virada, com parciais de 6/7 (5-7), 7/5 e 7-6 (9-7). Foi a primeira Olimpíada do mineiro, atual campeão pan-americano.


"Esta foi a melhor atuação que tive na vida. Joguei muito bem. Só faltou ganhar. Teve de tudo. Foi impecável o primeiro e o segundo set até o 5/5. Tive 5/4 e saque no segundo, o Cilic tirou quatro pontos incríveis da cartola, jogou muito bem. Depois, o jogo virou um pouquinho. E no 5/0, 0/40, veio a reação. Ele acabou sentindo, experiente, ganhador de Grand Slam, top 40 hoje em dia e sentiu a pressão", explicou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

"Faz parte. Saio daqui muito feliz e muito orgulhoso da minha performance e esse jogo pode servir como uma grande energia positiva para o restante da temporada", completou.

Menezes saiu na frente no jogo, vencendo o primeiro set em um equilibrado tie-break - 7/6 (7-5) -, em que começou perdendo por 3-0 e marcou seis pontos seguidos, fechando na sequência. E com a vantagem de uma quebra, conseguida no sétimo game, sacou em 5/4 para definir o segundo set e a partida. Mas Cilic reagiu, devolveu o break, deixou tudo igual e, com nova quebra, marcou 7/5 para empatar e levar a definição para o terceiro set.

Com a derrota, Menezes não começou bem o set decisivo e o croata abriu 5/0. Mas, a partir daí, o mineiro buscou uma incrível reação: virou vencendo seis games seguidos, com três quebras e salvando oito match points. Quando sacava para o jogo, foi a vez do adversário evitar o match point e conseguir quebrar, deixando tudo igual, 6/6, e levando para o tie-break. Novamente, muita disputa. Menezes ainda salvou mais dois match points, até a vitória de Cilic por 9-7.

O Time Brasil nos Jogos conta com seis representantes. Além de Menezes e Monteiro, em simples, estão no Japão o mineiro Marcelo Melo e o gaúcho Marcelo Demoliner, nas duplas masculinas, e as paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi, nas duplas femininas. E Melo e Luisa aguardam a definição da chave de duplas mistas.

Nesta temporada, a partir deste mês de julho, Menezes retornou a Itajaí (SC), para treinar na academia ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo. O local foi base de seus treinamentos pela terceira vez na carreira, passando a contar com a parceria fixa do técnico Patrício Arnold, da ADK Tennis. Nos meses de maio e junho, o mineiro realizou uma gira europeia no saibro, que incluiu o qualifying de Roland Garros e terminou na grama, no quali de Wimbledon.

Temporada 2021 - Na temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya ficou duas vezes na estreia. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, do ATP 250 de Córdoba, do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na estreia do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali.

Depois, em Orlando (EUA), uma vitória em duplas. Em Tallahassee (EUA), uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, Itália, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, Alemanha, uma vitória no quali e duas na chave principal. Novamente em Biella, uma vitória em duplas. Em maio, disputou o quali de Roland Garros, com duas vitórias. E, em junho, dois challengers em Almaty, no Cazaquistão, com vitórias na estreia.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

ZDL Assessoria 
Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário