quarta-feira, 19 de outubro de 2022

LIU trará atletas de 80 cidades

 


Participarão atléticas vindas de pelo menos oito estados do país


Na sua 5ª edição, a Liga Interestadual Universitária-LIU, considerada a maior competição esportiva universitária do Brasil, transforma a cidade de Uberaba referência neste assunto. A observação é da coordenadora esportiva da LIU, Graziele Rocha, acrescentando que o evento preza pela segurança e qualidade da sua prestação de serviços, preocupa com todo público que atinge em sua totalidade e dimensão de evento, trazendo profissionais capacitados em cada área de atuação.

Com uma quantidade expressiva de competidores de mais de 70 municípios de vários estados, a LIU conta com headcount para atender todos atletas nos jogos, árbitros federados, equipe de saúde, segurança, trazendo o máximo de conforto e confiança. 


Nas praças esportivas, o movimento fica por conta das atléticas disputando as principais modalidades esportivas coletivas e individuais tanto no feminino e masculino, dentre elas: futsal, futebol de campo, vôlei, handebol, basquete, peteca, tênis de mesa, tênis quadra, xadrez, atletismo, natação, lutas, vôlei de areia, FIFA, disputa de bateria e cheerleaders, e neste ano, a novidade de duas modalidades o beach tennis e o futevôlei.




Os jogos serão realizados de 12 a 15 de novembro, nos períodos matutino e vespertino, e a noite fica por conta dos principais shows de grandes artistas do país, como Luisa Sonza (foto), Pedro Sampaio, 


Zé Felipe e a sensação do momento, Ana Castela, além das arenas diurnas, para os apreciadores das festas e entretenimento, no Centro Park. Bruno Santos ressalta que o time da DNA trabalha sempre para que a experiência seja inesquecível, com a melhor produção, palco, luz, efeitos dando aquele toque de exclusividade LIU.



Entre as atléticas algumas se destacam pela sua trajetória na competição, trazendo atletas medalhistas de competições expressivas do âmbito nacional, a exemplo da UNB-Brasília que traz uma atleta profissional da liga Brasiliense, além de ser treinadora e poli atleta, a Liga das atléticas da Unicamp uma das convidadas, vem para sua primeira participação disputando em várias modalidades e trazendo atletas de alto rendimento -“Nosso atleta Renan Bortoletto (foto acima), foi bronze no Tênis de Mesa nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBS).”




A coordenadora esportiva da LIU, Graziele Rocha (foto), ressalta, ainda, que a LIU, além de promover a integração e promoção da saúde, traz a geração de empregos diretos e indiretamente, de vários setores, fomentando a empregabilidade, impactando e aquecendo a economia da cidade. "Esperamos todo o público para fazer a sua história, que se torna a nossa história também."

O evento acontecerá no período de 12 a 15 de novembro de 2022, em várias praças esportivas e as festas open bar diurnas e noturnas concentradas no Centro Park.

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Shopping Uberaba sedia loja do show Cabaré

 

 Leonardo e Bruno & Marrone apresentam a nova versão do Cabaré no Jockey Club dia 15


O show Cabaré, liderado por Leonardo e Bruno & Marrone, que trará a Uberaba também o cantor Chrystian e a dupla George Henrique & Rodrigo, tem loja oficial de vendas instalada no Shopping Uberaba, referência em compras, lazer, cultura e entretenimento, administrado pelo grupo Saphyr.


O evento será realizado no Jockey Club de Uberaba e terá três áreas: Camarote (open bar de cerveja, gin, vodca, água com e sem gás, tônica, suco, refrigerante e uísque); Área Vip (open bar de cerveja, água e refrigerante e praça de alimentação); e Pista (com produtos para comercialização).

Chrystian deu início à carreira de cantor sertanejo, com o irmão Ralf. A dupla durou mais de 40 anos. A primeira música solo de Chrystian, “Não dá para ficar assim”, foi lançada no ano passado. No show, ele também mescla antigos sucessos da carreira, como “Saudade", “Chora peito” e “Cheiro de shampoo”.


Os goianos George Henrique e Rodrigo seguiram o caminho do pai. A dupla começou a cantar em barzinhos, em 2013. Logo no primeiro ano de trabalho, estourou com o  hit ''Conto até dez''. De lá pra cá, conquistou o topo do Spotify Brasil com “Vai lá em casa hoje“, música que também ficou entre as 50 mais ouvidas no ranking global. Atualmente, a dupla contabiliza sete milhões de ouvintes por mês na plataforma.

A produção é da Pró Eventos e parceiros, entre eles a Trio Produtora. Os convites estão à venda na loja oficial Cabaré do Shopping Uberaba, Ailton Discos, Ótica Moderna, Empório Trem Bão de Minas e também on-line pelo sympla.com.br/cabareuberaba. Mais informações pelo telefone (34) 9 9895-7090.





quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Leega explica vantagens do Machine Learning





Vertente da inteligência artificial é composta por métodos de análise de dados que permitem a construção de modelos matemáticos a partir da integração de grande quantidade de dados, aprendendo padrões e criando previsões que auxiliam as máquinas a automatizarem a tomada de decisão, cada vez mais assertiva e eficiente





São Paulo 2022 - Machine Learning (ML) é um método de análise de dados, cujo nome é autoexplicativo, “Aprendizado de Máquina”. Consiste em uma técnica que une a programação, a matemática e o uso de regras de negócios para a execução de sistemas capazes de aprender, se adaptar e criar modelos analíticos a partir da interação com grandes volumes de dados. Em outras palavras, é uma subárea da inteligência artificial que, com a ajuda de algoritmos, coleta dados, aprende com eles e faz predições, possibilitando que computadores tomem decisões assertivas e velozes.


Esta habilidade de um sistema aprender e tomar decisões automatizadas é a base de várias invenções atuais, como carros autônomos e supercomputadores. Para explicar as vantagens do Machine Learning e seu real potencial para diferentes vertentes corporativas, a Leega, consultoria especializada em soluções de tecnologia, principalmente em Data Analytics e Cloud, reuniu informações importantes sobre a origem e as aplicações dessa técnica.


A nomenclatura

Em 1952, o cientista da computação estadunidense Arthur Samuel criou um programa para um computador jogar damas com seres humanos. Com ele, o sistema analisava o jogo, os movimentos e aprendia com os erros e acertos dos adversários, prevendo cada vez melhor as táticas das partidas. A partir daí, em 1959, Samuel estabeleceu o termo “Machine Learning” para essa técnica e definiu o método como “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”.

Exemplos recentes

O supercomputador da IBM, batizado de Watson, já criou receitas, desenhou roupas e trabalhou com medicina, entre outras ações. Em 2016, médicos japoneses pediram ajuda a Watson para identificar um diagnóstico de um paciente e, em 10 minutos, a máquina cruzou dados de milhares de artigos médicos e diagnosticou o paciente com leucemia, salvando sua vida.


Outro caso recente aconteceu nas Olimpíadas do Rio, também em 2016, quando o jornal Washington Post publicou notícias dos jogos sem que uma pessoa, de fato, estivesse escrevendo os conteúdos.




Além disso, já existem testes de táxis, carros e caminhões autônomos que fazem caminhos pré-programados e reconhecem as ruas, outros automóveis, sinais fechados e alguns outros objetos que podem surgir pela frente.


Benefícios às empresas

Organizações de todos os setores têm implementado a tecnologia de Machine Learning em diversas áreas e tal uso impacta diretamente no resultado dos negócios. Os principais benefícios comerciais da tecnologia podem ser exemplificados em cinco aplicações:


Agentes de chatbot em tempo real

Um dos primeiros exemplos de automação, as interfaces de conversação, como chatbots, permitem que os usuários façam perguntas e recebam respostas de atendentes virtuais de empresas ou de serviços de comando de voz, como Alexa, Google Assistent e Siri. Com o uso do Machine Learning inserido nesse contexto de inteligência artificial, os chatbots aprendem e são sustentados pelos algoritmos, de forma que vão melhorando a interação, antecipando respostas às demandas dos usuários e falando de maneira cada vez mais próxima de um ser humano.


Diagnósticos médicos mais precisos

No setor da saúde, o Machine Learning auxilia, por exemplo, na identificação de diagnósticos e prescrições sugestivas de tratamentos para pacientes a partir de cruzamento de dados de estudos médicos em poucos minutos, podendo acelerar a recuperação dos pacientes e ser fator determinante para salvar vidas.


Documentação pessoal

Os trabalhos automatizados de entrada de dados podem ser executados por computadores, liberando o profissional de recursos humanos a se concentrar em trabalhos de maior valor. Além disso, o uso de Machine Learning na automação da entrada de dados melhora significativamente alguns problemas, como a duplicação de dados e imprecisão das informações pessoais.

Pesquisa de mercado e segmentação de clientes otimizadas

Os varejistas podem usar o Machine Learning para, por exemplo, antecipar quais mercadorias venderiam melhor em sua região, com base em considerações sazonais e dados demográficos dessa região. Além disso, o método pode auxiliar no planejamento de estoque e segmentação de consumidores fornecidos pela base de dados da empresa para estabelecer preços e entregar itens e serviços de forma assertiva na hora e no lugar necessário.



Detecção de fraude

O Machine Learning também é utilizado por empresas financeiras, já que é uma ferramenta poderosa para identificar fraudes, graças à sua capacidade de reconhecer padrões e identificar anormalidades rapidamente. Isso acontece, exclusivamente, porque o comportamento normal de um cliente de banco, como quando e onde ele usa um cartão de crédito, pode ser aprendido via Machine Learning. Com isso, a tecnologia usa esse e outros dados para distinguir rapidamente entre transações que se enquadram naquelas previstas ao perfil do usuário e aquelas que podem ser de origem fraudulentas.


O Machine Learning traz impactos positivos tanto para a sociedade quanto para a economia. Hoje, nos deparamos com o uso de ML em tarefas das mais variadas, sem mesmo perceber, como ativar o GPS no trânsito e usar o corretor de palavras quando escrevemos um e-mail, por exemplo. Essa tem sido uma ferramenta cada vez mais importantes para as empresas em suas operações cotidianas, fazendo com que as tomadas de decisões sejam ainda mais assertivas de acordo com o objetivo de cada negócio. Como especialista em Análise de Dados, a Leega oferece soluções para as mais diversas verticais.


Para mais informações sobre a Leega, visite o site oficial.


Sobre a Leega: Empresa brasileira de consultoria e outsourcing com mais de 20 anos de experiência, a Leega é especialista em soluções de Data Analytics e Cloud, atuando também com soluções de Business Intelligence, Big Data, Advanced Analytics, Machine Learning, Inteligência Artificial, Data Quality, MDM, Governança de Dados, GDPR/LGPD, entre outros. Agnóstica em tecnologia, oferece aos clientes um modelo de negócios transparente e flexível com diversas opções de serviços, capazes de potencializar a entrega de resultados a partir do uso otimizado e personalizado de dados. Para ajudar as empresas a extraírem essas riquezas dos dados, colaborar para que as melhores decisões sejam tomadas e gerar impactos positivos tanto nos negócios quanto nas vidas das pessoas e no mundo que vivemos, conta atualmente com uma talentosa equipe multidisciplinar formada por mais de 300 colaboradores em escritórios no Brasil e na Europa. Para mais informações, acesse o site da Leega.

Rockin’1000 canta história do rock no Allianz

 

Rooftop recém-inaugurado oferece experiência que inclui open bar, open food e after








Neste sábado (1/10), às 20h, acontece no Allianz Parque show da Rockin’1000, com apresentação especial do músico Supla. Essa será a primeira apresentação da banda viral em São Paulo, que traz ao palco mil músicos em perfeita sintonia, em um verdadeiro espetáculo 360º, com repertório repertório que abrange a história do rock, desde os Rolling Stones até AC/DC, Nirvana, Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Led Zeppelin, Queen e muitos outros.


O Parque Mirante, novo espaço localizado no rooftop do complexo Allianz Parque, oferece opção para o público que busca curtir o show com comodidades e serviços de alto padrão. Com o Backstage Mirante, o local oferece ingressos que incluem open bar, open food e duas horas de after pós-show. A estrutura do Parque Mirante possui entrada direta por meio de estacionamento à frente de elevadores, sem filas ou multidões, banheiros exclusivos e um ambiente agradável, decorado para oferecer ainda mais conforto. Sua localização na arena também possui vista privilegiada para shows realizados no Allianz Parque Hall e em formato 360º.


Os ingressos para o show da Rockin’1000 já estão disponíveis para compra no site, com opções de poltronas de cinema na arquibancada do espaço por R$300 e cadeiras no mezanino por R$400. Para acompanhar todas as novidades, basta seguir o perfil @parque.mirante no Instagram.


Serviço
Endereço: R. Padre Antônio Tomás, 72 - Água Branca, São Paulo - SP (7º Andar Edifício Garagem Allianz Parque)
Email: contato@parquemirante.com
WhatsApp: 11 97158-4638
Instagram: @parque.mirante

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Circuito Sesc de Corrida está de volta

  
Evento pet friendly é voltado ao público de todas as idades. Inscrições já estão abertas



Destinado ao público de todas as idades, o Circuito Sesc de Corrida está de volta ao formato presencial, com uma edição em Uberaba (MG). O evento será no domingo, dia 17 de julho, e convida o público a percorrer as distâncias de 5 ou 10 quilômetros, nas modalidades de corrida, e de 2,5 quilômetros na categoria caminhada.


Assim como nas últimas edições, a largada e a chegada das provas acontecem na Praça Pôr do Sol (Avenida Nenê Sabino, S/Nº - Bairro Olinda, Uberaba-MG), com o mesmo percurso realizado em edições anteriores. A concentração para o evento será a partir de 6h30 e a largada dos adultos às 8h.


Crianças e pets


O Circuito Sesc de Corrida é um evento que procura integrar toda a família. Toda a família mesmo! Até os pets. Além das provas de corrida e caminhada destinadas aos adultos, a Corrida Kids reúne crianças de 4 a 14 anos completos até 31 de dezembro de 2022.


Para essa modalidade, as inscrições estão limitadas a 100 participantes e as crianças disputarão baterias que terão distâncias e horários variados de acordo com a idade:

4 a 6 anos - 100 metros ....................... a partir das 9h

7 a 9 anos - 150 metros ....................... a seguir

10 a 12 anos - 250 metros ....................a seguir

13 a 14 anos - 500 metros ....................a seguir



As edições do Circuito Sesc de Corrida são “pet friendly”, ou seja, animais de estimação são bem-vindos e podem permanecer com seus tutores, participando da prova. No entanto, não haverá local para deixar o animal durante o evento e o tutor(a) deverá cuidar do seu pet e se atentar para as necessidades fisiológicas, garantindo a limpeza e higiene do local.



Inscrições

As inscrições para o Circuito Sesc de Corridas Uberaba já estão abertas e devem ser feitas no site Sympla. Os valores para os adultos são: R$ 60 para o público geral; R$ 48 para conveniados; e R$ 30 para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo que tenham o Cartão do Cliente Sesc e idosos. Para a Corrida Kids, os preços são: R$ 20 (público geral) e R$ 15 (Cartão do Cliente Sesc).


Assessorias e grupos de corrida têm os seguintes descontos: 


Até 10 pessoas - 5%
De 10 a 20 pessoas - 10%
Acima de 20 pessoas - 15%


O pagamento da inscrição em todas as categorias dá direito ao kit de participante, que deverá ser retirado no Sesc Uberaba (rua Ricardo Misson, 411, Fabrício - Uberaba/MG), nos dias 15/07 (sexta-feira), das 9h às 19h, e no dia 16/07 (sábado), das 9h às 13h.


Para retirá-lo, é necessário apresentar o documento de identidade e comprovante de inscrição (não será aceita cópia), que será retido na entrega do kit. Em caso de retirada por parte de terceiros, este deve ser maior de idade e ter uma autorização por escrito do participante, acompanhada de cópia de um documento de identidade do competidor.


No caso da Corrida Kids, é obrigatória a apresentação do documento com foto do responsável legal pela criança participante e do comprovante de pagamento da inscrição devidamente quitado para efetuar a retirada do kit.


Mais informações no site www.circuitosesc.com.br



Sobre o Circuito Sesc de Corridas

O projeto é um convite à prática de exercícios físicos e à vida saudável. As provas do Circuito Sesc de Corridas acontecem tanto nos grandes centros como em municípios do interior e comunidades periféricas, o que amplia a participação do público e incentiva os iniciantes na modalidade. Outra característica é promover a integração dos participantes e seus familiares por meio de ações de lazer e entretenimento realizadas paralelamente às provas.

O evento em Uberaba marca o retorno do Circuito ao formato presencial. Em 2021, a prova foi feita de maneira virtual, com integração de todos os Departamentos Regionais do Brasil. Ela era realizada em data, local e horário escolhidos pelo participante. Os corredores cumpriram o percurso de 5 km em ambiente externo ou em esteira ergométrica e enviaram seu tempo na plataforma do Sesc Departamento Nacional.

 

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Brasil Game Show vai premiar 250 cosplayers



Eles ganharão credenciais VIP para a edição presencial da BGS deste ano



Interessados têm até 9/5 para se inscrever para o BGS Cosplay de maio e concorrer aos prêmios; caracterizações e performances serão avaliados por votação popular e júri técnico






São Paulo, 6 maio de 2022 – Os cosplayers são uma atração à parte em cada Brasil Game Show, e no que depender da vontade do maior evento de games da América Latina, em 2022 o público poderá encontrar os artistas mais incríveis do país, com as melhores caracterizações, em todos os dias da feira. Até 9 de maio, estão abertas as inscrições para a próxima edição do BGS Cosplay, tradicional atração on-line que agora conta com uma super premiação: 250 credenciais VIP da BGS, uma para cada um dos 250 melhores cosplayers da competição.



Para participar é preciso ter no mínimo 18 anos, preencher o formulário disponível no site, gravar um vídeo de 15 a 30 segundos com figurino e performance do personagem escolhido, e postar no TikTok mencionando o @brasilgameshow e as hashtags #bgscosplaymaio, #devoltaaojogo, #cosplay. O vídeo pode, inclusive, conter trilhas sonoras aceitas pelo aplicativo.



Assim como em edições anteriores, os participantes serão avaliados em duas categorias: por meio de votação popular, medida pela quantidade de 'curtidas' no TikTok e por um júri técnico. As 125 caracterizações com mais likes do público e outras 125 escolhidas pelos jurados serão premiadas com uma credencial VIP, válida para todos os dias do evento, incluindo o dedicado para imprensa e negócios. Além disso, os dez melhores cosplayers de cada categoria serão mostrados na próxima BGS Digital, tradicional live da Brasil Game Show, marcada para 17/5. As inscrições e votação popular acontecerão de forma simultânea até 9/5 e a avaliação do júri técnico entre 10 e 16 de maio.



Todas as regras, informações e orientações do BGS Cosplay de maio estão disponíveis neste regulamento.



Serviço – BGS 2022
Quando: 6 a 12 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios, além dos portadores do Passaporte Premium e Passaporte Camarote)
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP
Horário: 13h às 21h
Ingressos – 3º lote até 31/5 (50% de desconto em relação ao lote final)

Individual dias úteis (meia-entrada): R$ 99,50 (ingresso válido para os dias 7, 10 ou 11 de outubro)
Individual fim de semana ou feriado (meia-entrada): R$ 149,50 (ingresso válido para os dias 8, 9 ou 12 de outubro)


Passaporte 7, 8, 9 e 10 de outubro (meia-entrada): R$ 399,50 Com esse ingresso, o visitante paga por três dias de evento e tem acesso a quatro.

Passaporte 9, 10, 11 e 12 de outubro (meia-entrada): R$ 399,50. Com esse ingresso, o visitante paga por três dias de evento e tem acesso a quatro Passaporte Premium (meia-entrada): R$ 696,50 (acesso a todos os dias de evento, incluindo o dia exclusivo de imprensa e negócios - 6, 7, 8, 9,10, 11 e 12 de outubro). 

Também permite acesso diferenciado.Passaporte Business (inteira): R$ 696,50 (pacote para os dias 6, 7, 10 e 11 de outubro). Também permite o acesso diferenciado, à área B2B e ao sistema matchmaking
Camarote Dia Único: R$ 500 válido para um dia de evento (exceto 6/10). Garante entrada exclusiva a partir das 11h30 – uma hora e meia antes da abertura oficial para o público. Ingresso dá acesso às primeiras fileiras da arena da BGS Esports, a área exclusiva com lounge, open drink de energéticos e snacks, sessões de massagem, serviços de barbearia para homens e de beleza para mulheres e meet & greet com convidados da feira)

Passaporte Camarote: R$ 1875 – válido para todos os dias do evento, incluindo 6 de outubro, exclusivo para imprensa e negócios. Garante entrada exclusiva . Em 6/10, a entrada é a partir das 15h, e de 7 a 12/10 a partir das 11h30 – uma hora e meia antes da abertura oficial para o público. O ingresso dá acesso às primeiras fileiras da arena da BGS Esports, a área exclusiva com lounge, open drink de energéticos e snacks, sessões de massagem, serviços de barbearia para homens e de beleza para mulheres e meet & greet com convidados da feira).



Sobre a BGS:
A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Realizada pela primeira vez em 2009, já recebeu mais de 2 milhões de visitantes somando todas as edições e, atualmente, ocupa os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Reúne as principais empresas do segmento, é palco dos grandes lançamentos do ano, atrai personalidades da indústria mundial de jogos eletrônicos e abre espaço para estúdios independentes. A BGS é também uma grande oportunidade de negócios que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games e tem uma forte preocupação social, tendo arrecadado e doado mais de 450 toneladas de alimentos ao longo de suas 12 edições.

 


terça-feira, 29 de março de 2022

SP--Arte incentiva atores do mundo das artes

  

18ª edição, que acontece de 6 a 10 de abril no Pavilhão da Bienal, anuncia seus projetos especiais e programação que movimenta a cidade a partir do final de março
 



Público na SP--Arte 2021. Crédito: Divulgação SP--Arte





Para a sua 18ª edição, a SP--Arte - Festival Internacional de Arte de São Paulo, que acontece de 6 a 10 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, conta com a participação de projetos especiais que ampliam o escopo da atuação da Feira, além de 100 galerias de arte, 30 galerias de design e 14 editoras. Veja a relação completa no primeiro release do evento.



Com a nova edição, o Festival consolida seu papel de catalisador do mercado nacional das artes visuais e impulsionador da economia criativa da cidade. Neste ano, ainda, ela amplia seu alcance com a retomada de participações institucionais e com a introdução de novo setor chamado Radar SP--Arte, para a participação inédita de espaços autônomos e ONGs, além de uma exposição de artistas sem representação comercial com curadoria de Felipe Molitor.



Com a nova expografia desenvolvida para a 18ª edição, o térreo será ocupado pelos setores de design, editorial e Radar SP--Arte, além da exposição Arte Natureza: ressignificar para viver, com curadoria de Ana Carolina Ralston. No primeiro piso, estarão galerias ligadas ao mercado secundário e, no segundo, serão reunidas as galerias do mercado primário de arte, tanto as mais consagradas quanto as emergentes, e as participações institucionais.



Radar SP--Arte

O mais novo setor da Feira, Radar SP--Arte é um programa inédito da SP--Arte que busca aproximar o mercado e o público de agentes autônomos (artistas, espaços autogeridos) que constituem o sistema de arte. É uma plataforma de promoção e contato, que expande a atuação estritamente comercial da Feira ao incentivar outras formas de conexão e diálogo, desde o centro do mercado da arte.



Na primeira edição, durante a 18ª SP--Arte, o Radar SP--Arte será formado por uma curadoria de Felipe Molitor de artistas que não possuem representação comercial, intitulada Hora grande, e pela participação presencial de cinco coletivos e espaços autônomos de arte, que apresentarão seus projetos em pequenas exposições comerciais. São eles: 01.01 Art Platform, Casa Chama, GDA, MT Projetos de Arte e Nacional TROVOA.



Já a exposição Hora grande contará com projetos de nove artistas: Allan Pinheiro (1993, Rio de Janeiro, RJ), Anitta Boa Vida (1985, Rio de Janeiro, RJ), Felipa Queiroz (1995, Porto Alegre, RS), Luisa Brandelli (1990, Porto Alegre, RS), Natalie Braido (1996, São Paulo, SP), Raphaela Melsohn (1993, São Paulo, SP), Simon Fernandes (1982, Fortaleza, CE), Tatiana Chalhoub (1987, Rio de Janeiro, RJ) e Yhuri Cruz (1991, Rio de Janeiro, RJ). Sua proposta é descobrir e apresentar artistas para o mercado, favorecendo sua inserção profissional no sistema. Um dos participantes receberá uma bolsa da SP--Arte para uma residência de 2 meses em parceria com o Instituto Inclusartiz (RJ).



O Radar SP--Arte é patrocinado pela Vivo.



Arte Natureza: ressignificar para viver

Depois de apresentar a exposição Arte e tecnologia na edição passada, a curadora e jornalista Ana Carolina Ralston organiza, na 18ª SP--Arte, uma mostra inédita intitulada Arte natureza: ressignificar para viver, com obras de artistas fundamentais para se pensar as relações entre arte e sustentabilidade, como Ernesto Neto, Joseph Beuys, Frans Krajcberg e Daiara Tukano.



Na curadoria, Ralston propõe, a partir da arte, a discussão sobre a ideia de ecologia, uma rede na qual o elo entre os reinos se torna essencial para a continuação das espécies. Em suas palavras, “o ressignificar daquilo que nos rodeia é chave para a sequência da vida humana como parte do meio. A transformação de matéria, assim como sua compensação em outros elementos, torna o equilíbrio e, consequentemente a nossa permanência na Terra, possíveis. Nada mais efetivo do que colocar tal diálogo em meio a um dos principais parques da América Latina, onde humanidade, arte e ambiente se encontram e coexistem.”



Dentre os artistas participantes estão Ernesto Neto e Luiz Zerbini (representados pela Fortes D'Aloia & Gabriel), Regina Vater (Jaqueline Martins), Sonia Gomes (Mendes Wood DM), Frans Krajcberg (Caribé), Deco Adjiman (Sé), João Farkas (Paulo Darzé), Juliana dos Santos (HOA), Daniel Acosta (Verve), Juliana Cerqueira Leite (Casa Triângulo), Caio Reisewitz (Luciana Brito), Joseph Beuys (Gomide & Co), Amélia Toledo (Nara Roesler), José Bento e Daiara Tukano (Millan), Uýra (C. Galeria), Bené Fonteles (Karla Osório), Paula Costa, Hugo Fortes e Mariana Palma (sem galeria).



A exposição Arte Natureza: ressignificar para viver terá expografia de Rodrigo Ohtake e é patrocinada pela empresa Orizon.


Programação -- Lounge Arena Iguatemi

Na SP--Arte 2022, o tradicional programa de Talks será promovido pelo Iguatemi, shopping que é incentivador da arte e da cultura e parceiro master da SP--Arte, no lounge Arena Iguatemi no segundo andar do Pavilhão. Construído como um teatro de arena, o tradicional espaço do Iguatemi remete ao Talks de Arquibancada, realizado na edição 2021.



Dessa vez, o curador Jacopo Crivelli Visconti, que esteve à frente da curadoria da última Bienal de São Paulo, e a curadora Ana Roman, curadora assistente na última Bienal, organizam e conduzem conversas com artistas e curadores renomados na quinta, sexta e sábado, dias 7, 8 e 9 respectivamente.



Ao final de cada dia, o lounge Arena Iguatemi recebe lançamentos editoriais. E nas horas vagas, o ambiente serve de espaço de convivência e descanso para todos os visitantes.


Patrocínios

A SP--Arte mantém uma estreita colaboração com seus patrocinadores, que compartilham a aspiração de criar uma plataforma global para a troca de ideias que impulsionam o mundo da arte. A Feira conta historicamente, há mais de 15 anos, com a Vivo, a Rede e o Iguatemi como seus patrocinadores master, aos quais se juntaram, neste ano, Orizon e Unipar. A SP--Arte tem, ainda, o patrocínio da Tiffany & Co. Liberty Seguros, Becks, Chandon, Terrazas de los Andes como suas bebidas oficiais, além de diversos Parceiros fundamentais que tornam o evento possível, como café Orfeu, restaurante Capim Santo, Le Pain Quotidien, a Finarte, Agua na Caixa, Jardineiro Fiel, a loja ,Ovo, a Kamy.


Medidas de segurança

A SP--Arte adota todas as medidas de segurança necessárias para que a visitação ocorra da melhor maneira possível. Novamente, a compra do ingresso acontecerá apenas online e mediante agendamento. Para o acesso ao evento, será necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra Covid-19, conforme determinações municipais e estaduais.




Serviço

18ª SP--Arte - Festival Internacional de Arte de São Paulo

06--10 abril de 2022

Local: Pavilhão da Bienal -- Parque Ibirapuera, Portão 3 -- São Paulo, Brasil

Entrada

R$ 50,00 (geral) | R$ 25,00 (meia-entrada)

Meia-entrada para estudantes, portadores de deficiência e pessoas com mais de sessenta anos (necessária a apresentação de documento)

Crianças até dez anos não pagam entrada.

A bilheteria encerra suas atividades 30 minutos antes do término do evento.

Serão exigidos o comprovante de vacinação e o uso contínuo de máscara

Classificação indicativa: Livre

Compra de ingressos (somente online): bilheteria

Patrocínio master: Rede, Vivo, Iguatemi, Unipar e Orizon

Patrocínio: Tiffany&Co, Beck's, Chandon, Terrazas de los Anges, Liberty Seguros,

Apoio/Parceiros: Água na Caixa, Air France, Arte que Acontece, Arte1, Coral, Duratex, FCMAX, FOTOSFERA, Finarte, Maqmóveis, Novidário, Orfeu, Rosewood, South by South, Terra, Tivoli, Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Inclusartiz, Plantar Ideias, Lovato, Jardineiro Fiel.
Realização: SP--Arte

Rock in Rio 2022: O Uirapuru do Rock

Espetáculo musical criado por Roberto Medina em parceria com Zé Ricardo terá direção 

artística de Charles Möeller e Claudio Botelho 




O Uirapuru fala sobre amor e felicidade e reforça o pilar “Por Um Mundo Melhor” do festival


Rio de Janeiro, 29 de março de 2022 - Um novo projeto tomará conta de uma das arenas olímpicas, na Cidade do Rock, durante o Rock in Rio 2022. O espaço ocupado pelo musical argentino “Fuerza Bruta” na edição passada, agora dará lugar a uma produção inédita e totalmente concebida e produzida pelo time criativo do Rock in Rio — um “Originals Rock in Rio”. Com criação de Roberto Medina e direção musical de Zé Ricardo, o Rock in Rio dá vida ao espetáculo Uirapuru, um musical de 25 minutos que tem produção de Charles Möeller e Claudio Botelho.


Em o “Uirapuru”, o público pode aguardar muita tecnologia e sonoplastia similar aos musicais da Broadway para abraçar a mágica lenda de um pássaro. Conta a fábula que quem ouve seu canto, ao fazer um pedido, tem o desejo realizado. Uma história que fala de amor e de felicidade a partir de um jovem guerreiro que se apaixona pela filha de um cacique. Mas, como se trata de um amor proibido, eles não podem se casar e ele se transforma em um pássaro para que possa cantar e acompanhar os passos de sua amada. Um conto que leva e inspira o bem por onde passa e que conversa diretamente com a trajetória do pilar “Por um Mundo Melhor” do festival.



Roberto Medina não economizou na produção e terá uma cachoeira artificial de 40 metros de extensão e cerca de 200 mil litros de água (reutilizável) utilizados por hora



Para Medina, o Uirapuru chega para quebrar os paradigmas e reforça que o Rock in Rio não é apenas música, mas também leva experiências variadas para o público. “Ha muitos anos não oferecemos apenas shows de música. Vamos muito além, somos procurados pelas experiências que as pessoas buscam viver. Os shows estão ali, a música está ali, mas oferecemos mais. E o Uirapuru é uma prova disso. Quem passar por este espetáculo será impactado pelo que esperamos para o futuro. Uma conversa de amor, feita de pessoas para pessoas e que exala felicidade. Isso é o Rock in Rio”, afirma Medina, lembrando que cada um poderá neste espetáculo mentalizar seus desejos: “eles se realizarão!!”, garante.

Para dar vida a este musical, o diretor Zé Ricardo compôs uma trilha sonora especial. A “Sou Uirapuru” foi gravada pela orquestra de Heliópolis, de São Paulo, e contou com nada menos que 70 músicos regidos pelo maestro Edilson Ventureli.

“É emocionante ver mais um filho nascendo no Rock in Rio. Roberto me convidou para fazer o Uirapuru com ele. Pensamos em cada detalhe, desde o pássaro sobrevoando o público presente, a cachoeira e muito mais. Mas para tudo isso ganhar ainda mais consistência, assim como a Disney traz trilhas sonoras em suas atrações, compus uma trilha especialmente para este musical. Será especial porque ela emociona e impacta diretamente não só aos ouvidos, mas também ao coração de quem ouve. Sobretudo porque ela, de alguma maneira, mexe com nossos sentimentos”, reforça Zé Ricardo, lembrando que dois componentes são fundamentais neste quebra-cabeça: os diretores artísticos do espetáculo Charles Möeller e Claudio Botelho.

Os diretores dos famosos musicais “Cole Porter -- Ele Nunca Disse Que Me Amava”, “Wicked”, “Hair” e “A Noviça Rebelde” entre muitos outros, capricharam nesta produção e seguiram a risca o pedido de Medina. Para garantir a atenção total do público, que, segundo eles, nem terá tempo de piscar durante os 25 minutos dentro da arena, Möeller e Botelho utilizarão 40 bailarinos e 30 músicos a cada sessão. Com eles, como num passe de mágica e acompanhados pela canção, o Uirapuru sobrevoará a plateia e arrepiará quem passar por ali com sua história.


“O Rock in Rio vai ter um musical com muita plasticidade e qualidade que irá surpreender o público”, afirmam Möeller e Botelho, dois talentos precursores do teatro musical. “Terá a magia do Rock in Rio, com desejos e sonhos de um público ávido por memórias como esta, que permite ir além, se encontrar com o imaginário e esperar que tudo isso se transforme em realidade”, complementa Botelho.

E o criador de tudo isso finaliza: “estou cada vez mais entusiasmado em criar projetos proprietários que possam povoar nosso Rock in Rio e estamos mais do que preparados para isso, com times internos dedicados a planejar, conceber e executar todas as nossas experiências e os nossos “Originals”, sejam eles presenciais, digitais ou audiovisuais. À frente destas experiências e produções inovadoras estão nossos “Rock Creators”, área que conta com o “Rock Studios” e que junto de nosso time de diretores artísticos, diretores criativos e curadores fazem a magia acontecer na Cidade do Rock. E é desta soma de talentos que nasce o Uirapuru, em um momento emblemático e necessário, em que queremos e desejamos paz para nós mesmos e para o mundo.”, diz Medina.



                                 Rock in Rio Originals já apresenta storytelling para o público



Um filme com versões de 3 e 1 minuto, contará o início de toda a criação do espetáculo Uirapuru. A partir de croquis, a animação do pássaro Uirapuru e uma conversa intimista com Roberto Medina, Zé Ricardo, Charles Möeller e Claudio Botelho, o espetáculo vai sendo desvendado. A orquestra de Heliópolis finaliza este material com um total de 70 músicos dando vida aquela que será a música tema do musical e que dá vida ao sobrevoo do Uirapuru. A produção, uma forma de convocar o público a já pensar em seus desejos para fazê-lo dentro da arena, na Cidade do Rock, será exibida nas redes do Rock in Rio e também em canais de TV fechada.


Venda oficial de ingressos tem início no dia 5 de abril


Mais uma vez a organização do Rock in Rio teve a real tradução do desejo incontestável dos fãs pela volta do entretenimento ao vivo. Após uma venda arrebatadora dos Rock in Rio Cards no ano passado, que teve 200 mil ingressos esgotados em 1h28min, a pré-venda de bilhetes para clientes Itaú, com cartões de crédito Itaú, Itaucard, Credicard e Iti também se esgotou em tempo recorde. Os bilhetes disponíveis para a pré-venda, no dia 17 de março, distribuídos entre todos os dias de festival, acabaram em 2 horas e 27 minutos. Os ingressos para os dias 04 e 10 de setembro, que tem como headliners Justin Bieber e Coldplay respectivamente, esgotaram em apenas 15 minutos. Os membros do Rock in Rio Club ainda podem adquirir seus ingressos até o dia 04 de abril, enquanto houver disponibilidade.








Os fãs do festival, porém, terão outra oportunidade para garantir um lugar na maior e melhor edição do Rock in Rio: a venda oficial de ingressos para o público geral começa no dia 05 de abril, às 19h. Os ingressos são adquiridos pelo site rockinrio.ingresso.com. A data do reencontro do público com o evento está marcada para 2 de setembro de 2022, quando acontece o primeiro dia de Rock in Rio. Para 2022, a organização já anunciou os headliners do festival: IRON MAIDEN, Post Malone, Justin Bieber, Guns n’ Roses, Green Day, Coldplay e Dua Lipa.


Pela sexta edição consecutiva, a Ingresso.com será o parceiro de vendas oficial do festival. Para a edição do Rock in Rio Brasil 2022, o valor da entrada será R$ 625,00 (inteira) e R$ 312,50 (meia-entrada). O pagamento poderá ser feito por cartão de crédito e o valor parcelado em até 6x sem juros. Aqueles que efetuarem o pagamento com cartão de crédito Itaú, Itaucard, Credicard e Iti poderão comprar seus ingressos de gramado e ainda aproveitar 15% de desconto na inteira e o parcelamento em até 8x sem juros. A compra de meia-entrada é garantida por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda. Os clientes que adquirirem a meia-entrada terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento. Outras informações sobre os ingressos estão no site rockinrio.ingresso.com.   


Marcação prioritária de data do Rock in Rio Card termina em 1º de abril



O fã que adquiriu o Rock in Rio Card, na venda exclusiva realizada em novembro do ano passado, somente poderá definir em qual data pretende usá-lo até o dia 1º de abril de 2022. Após esse prazo, o direito à escolha ficará condicionado à disponibilidade de ingressos!



Ingresso da edição de 2022 será totalmente digital e substituirá pulseiras



Para a próxima edição, pensando na segurança e comodidade do público, o festival traz uma novidade: o ingresso do Rock in Rio 2022 será totalmente digital e substituirá as pulseiras das edições anteriores. Utilizando tecnologia de ponta em parceria com os maiores players do mercado, o Rock in Rio e a Ingresso.com desenvolveram um ingresso seguro, anti-cópia, rastreável, com bloqueio de utilização duplicada e que é compatível com a grande maioria dos smartphones do mercado. Para proteger os fãs ainda mais contra qualquer fraude, o ingresso não pode ser impresso em casa e o código para acesso ao festival será gerado perto da data do evento. Até a data que o código será enviado, o ingresso ainda estará disponível no histórico de compras. Em breve, o festival informará o passo a passo para baixar o ingresso nos smartphones e todas as suas funcionalidades. Outra novidade é que a transferência de titularidade do ingresso será realizada somente através do sistema do Rock in Rio, garantindo assim a rastreabilidade do ingresso para que ninguém o utilize de forma indevida.



Rede é meio de pagamento oficial do Rock in Rio 2022



A Rede é o meio de pagamento oficial do Rock in Rio Brasil 2022. Além da captura na venda de ingressos, a companhia será responsável pelas transações de tudo o que for comercializado nas lojas da Cidade do Rock, como bebidas, alimentação e souvenires.



Sobre Rock in Rio Studios

A Rock World, empresa por trás do Rock in Rio e The Town, anunciou o nascimento de seu estúdio de animações originais e conteúdos audiovisuais proprietários, o Rock in Rio Studios. O novo produto reforça o DNA para a criação de conteúdos originais e o posicionamento no mercado como uma marca ainda mais poderosa e potente de comunicação. Com sua estreia na Game XP de 2021, o Rock in Rio Studios conta com uma equipe dedicada de criadores, animadores e roteiristas de primeiro nível. Trabalhando junto com a Rock in Rio Originals, agora a marca poderá adicionar animações e efeitos visuais para conteúdos dentro e fora do festival.



Sobre o Rock in Rio


O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.

A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 20 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.

Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 - Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Positivo divulga Smart Câmera 360° Bot Wi-Fi







Além de novo design e ângulo de visão ampliado, câmera se destaca pela praticidade, custo benefício e qualidade da imagem, que tem resolução de 1080p Full HD



Curitiba, 23 de março de 2022 – A Positivo Casa Inteligente acaba de lançar a Smart Câmera 360° Bot Wi-Fi 2ª geração, um dispositivo que alia toda a praticidade e conectividade de uma câmera inteligente que gira totalmente sobre seu eixo com novidades de design e ângulo de visão. A nova solução amplia o portfólio da marca e oferece alta qualidade de imagem, com resolução de 1080p Full HD, ideal para monitorar diferentes ambientes da casa ou da empresa de maneira remota e em tempo real. A Smart Câmera 360º Bot Wi-Fi 2ª Geração já está disponível no site da marca por R$ 359,10 à vista, tem 10% de desconto para pagamentos no PIX ou pode ser parcelado no boleto em 6x de R$ 66,50.





Portátil e com design ainda mais moderno, o novo dispositivo da Positivo Casa Inteligente tem como diferencial em relação à primeira geração do produto o ângulo de visão ampliado, que passou de 120º para 135º, ideal para a observação mais detalhada de uma grande área de interesse do usuário, mesmo com a câmera parada. A Smart Câmera 360º Bot Wi-Fi 2ª Geração transmite as imagens ao vivo e também pode gravar os dados em um cartão microSD de até 128GB.


O equipamento mantém o formato que lembra um pequeno robô e pode ser usado, por exemplo, para monitorar o quarto do bebê, um cômodo grande como a sala de estar, ou mesmo o fluxo de clientes de estabelecimentos comerciais. A Smart Câmera Bot Wi-Fi tem tecnologia de infravermelho capaz de filmar no escuro, e identifica movimentações em seu campo de visão gerando notificações para o usuário, que, por sua vez, pode rotacionar remotamente o dispositivo em 360º. Além disso, graças ao áudio bidirecional, permite a comunicação entre quem estiver próximo à câmera e o usuário que estiver usando o aplicativo gratuito da Positivo Casa Inteligente no smartphone para ver as imagens.

O dispositivo é muito fácil de instalar. Basta baixar o app, se conectar a uma rede Wi-Fi, fazer o pareamento do produto com o smartphone e começar a utilizar. Além de controlar as ações da câmera pelo smartphone, o usuário pode integrar o objeto aos assistentes de voz Google Assistente e Alexa, e visualizar as imagens em televisores conectados ou em dispositivos da família “Echo Show”. Disponível na cor branca, o produto vem com uma guia rápido, fonte de alimentação, cabo USB suporte de parede, parafusos, buchas e pino para reset.


A Positivo Casa Inteligente é uma plataforma da Positivo Tecnologia com soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT). O portfólio inicial é composto por kits e produtos voltados à segurança, eficiência e automação de residências e estabelecimentos comerciais. A marca – assim como Anker, Compaq, Positivo, Positivo BGH, Quantum, VAIO e 2A.M. – conta com investimento e suporte da Positivo Tecnologia. Mais informações no site oficial da Positivo Casa Inteligente.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Dispositivos são grandes aliados no verão


Tecnologia pode garantir maior conforto e economia durante a estação mais quente do ano



Curitiba, 8 de março de 2022 – A automação residencial, baseada em produtos inteligentes, proporciona maior praticidade e conforto ao dia a dia dos consumidores de modo geral, mas também pode ser uma grande aliada em situações específicas, como nos períodos mais quentes do ano. Com diversos recursos para programar tarefas, ligar e desligar aparelhos e até economizar energia, os produtos são fáceis de instalar, simples de usar e extremamente práticos, como destaca a Positivo Casa Inteligente em uma lista com quatro dicas de uso dos smart devices.




                                          Smart Controle Universal


1 – Programar o ar-condicionado
Por meio do Smart Controle Universal, os aparelhos de ar-condicionado podem ser ligados ou desligados facilmente via comando de voz ou celular. O usuário consegue programar os horários em que estas tarefas devem ser realizadas de maneira automática, sem qualquer intervenção do usuário no momento da ação. Além de ajustar o equipamento para funcionar nos períodos mais importantes para o consumidor, como na hora de dormir ou de chegar em casa após o trabalho, esta função dá ao usuário a possibilidade de economizar energia, definindo de forma antecipada o tempo que ficarão em funcionamento.


2 – Utilizar o Plug Inteligente no ventilador
O ventilador é mais um aparelho que pode ser automatizado por meio de dispositivos inteligentes. Ao ligar o Smart Plug Wi-Fi na tomada e parear o dispositivo via Wi-Fi com o smartphone, o usuário pode controlar os equipamentos conectados a ele com apenas um clique. Além de criar regras para ligar e desligar em horários pré-definidos, é possível criar cenas com outros dispositivos inteligentes como, por exemplo, ligar o ventilador do quarto ao mesmo tempo em que as smart lâmpadas forem desligadas.




                                                       Smart Plug Wi-Fi



3 – Monitorar do consumo
O Smart Plug Wi-Fi permite também que o usuário monitore os gastos com energia, o que no verão é ainda mais importante, já que equipamentos como ar-condicionado costumam elevar bastante as contas de luz. Por meio do aplicativo da Positivo Casa Inteligente, o consumidor pode ver em tempo real o consumo dos seus equipamentos conectados ao plug e usar a ferramenta para evitar gastos desnecessários ou que ultrapassariam o orçamento do mês.



4 – Escolher a lâmpada certa
Também pensando na economia e no conforto, as smart lâmpadas da Positivo Casa Inteligente são todas de LED que, com uma potência menor, iluminam o mesmo que uma lâmpada incandescente ou fluorescente. Além de ser uma boa opção para diminuir os gastos com energia, elas permitem uma mudança de cor que pode ser aliada nos dias mais quentes. Isso porque os usuários da Positivo Casa Inteligente podem ajustar a cor de suas lâmpadas de acordo com suas preferências e variar entre tons mais quentes e mais frios. Por exemplo, os tons amarelados (na faixa dos 3000K) passam a sensação de um local mais quente e os mais azulados (na faixa dos 6000K) de um lugar mais frio.



                                                    Smart lâmpada Wi-Fi



Todos os produtos citados podem ser encontrados no site de Positivo Casa Inteligente.

sábado, 5 de março de 2022

Baroli expõe obras que provocam espectador

Matuto é um dos personagens retratados pelo artista que expõe seu talento na 

Galeria de Arte do Sesiminas Uberaba 


A abertura da exposição “Tem gente que não desconfia”, de Fábio Baroli, neste sábado, 5, às 19h,  deve atrair seleto público à Galeria de Arte do Sesiminas. A mostra tem curadoria de Nícollas Ranieri, que acompanha a trajetória do artista  há pelo menos uma década.


A arte de Baroli, que já realizou circulação em eventos culturais no Brasil e no exterior,  retorna para o contexto que a motivou



Fábio Baroli traz para Uberaba uma seleção representativa da sua produção artística. Trata-se de um conjunto de obras que marcam o período em que ele residiu na cidade e fez dela o palco privilegiado de sua exploração estética. “Muito pelo ao contrário”, “Meu matuto predileto”, “Vendeta”, “O vendedor de galinhas” e “Quando a seca entra”, são algumas séries que compõem a mostra. É um encontro com as figuras que povoam a imaginação do artista e que, em alguma medida, as pessoas se identificam. Uma poética do bairro, do interior, do matuto e da transgressão.

Nícollas Ranieri acredita que o público vai poder se reconhecer nos quadros que têm muitas imagens de Uberaba


O curador diz que o trabalho do Fábio Baroli incorpora uma série de expressões e trocadilhos que adicionam camadas de sentido à sua obra. Assim, o título da exposição parece sintetizar essa vocação do sua arte - provocar questionamento, dúvida, indagação e sentidos que dependem do espectador - do destinatário da obra.
Além das cenas conhecidas, Ranieri observa que há lugar também para o estranhamento, dado o recorte que o artista faz dessas imagens e a discussão que ele propõe. É um convite para o olhar, para a atenção e uma oportunidade de ver os quadros na cidade que motivou a existência deles.

A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 1º de abril.












sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Língua Afiada: nada haver ou nada a ver?

 


Você já deve ter ouvido alguém falar assim: se eu pôr o tênis tal não combinará com o restante do figurino. Se eu pôr??? Como assim? É futuro, certo? Então o correto é se eu puser. 

Outro caso que também acontece muito é a pessoa dizer: se eu manter os dados atualizados será mais fácil na hora de fazer o relatório. Está errado. O certo é se eu mantiver... 

Por falar em nada a ver, vejo muito as pessoas escreverem: esta roupa não tem nada haver comigo. Oi?!?  Haver é verbo e significa existir. O correto é: esta roupa não tem nada a ver comigo.

Ouço e leio  sempre: Há muitos anos atrás eu visitei tal país. Vale dizer que há e atrás na mesma frase é uma redundância. O correto é um ou outro: há muitos anos ou muito tempo atrás.

Você já ouviu alguém dizer que a perca foi grande? Eu também! Mas a pessoa se equivoca. O correto é a perda foi grande. Explico: perda é substantivo e perca é verbo. Exemplos: Não perca a chave / Acabe com a perda de tempo.

Ah, outra confusão que vejo acontecer muito, inclusive em roda de pessoas que são cuidadosas com a língua: é o de encontro a e ao encontro de. É simples: de encontro é contra e ao encontro, a favor. Entendeu? A opinião de fulano vai de encontro à minha / A queda nos preços vai ao encontro do que os produtores esperam. 


Até a próxima!!!