A prática de exercício para longevidade saudável deve ser executada de forma segura
A prática de exercícios físicos está relacionada a uma série de benefícios corporais, porém, de acordo com o Dr. José Martins Juliano Eustáquio, antes de iniciar a realização de tais exercícios, é imprescindível uma avaliação. Ele orienta que a análise seja feita com o médico do esporte ou algum profissional com conhecimento similar a essa especialidade. “Assim, será possível verificar se o futuro esportista apresenta alguma condição que possa ser prejudicada ou que possa contraindicar a prática esportiva”, observa.
O exercício físico de forma geral, segundo o especialista, atua em todos os níveis de prevenção da saúde: quando pessoa não tem patologia, quando a pessoa tem uma doença e tenta-se diminuir os danos, e também quando o praticante já vivencia uma consequência da patologia.
O Dr. José Martins cita que frequentemente surgem notícias sobre casos de morte súbita em esportistas e até em atletas. Ele garante que muitos poderiam ser evitados com uma avaliação pré-participação esportiva feita por um médico especialista. Neste sentido, fica o alerta, segundo o médico, não para colocar o exercício físico como vilão, de forma alguma. “A prática de exercícios é essencial para uma longevidade saudável, mas deve ser executada de forma segura", enfatiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário