sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Concurso premiará novos poetas
A Vivara Editora Nacional realiza o Concurso Nacional Novos Poetas Prêmio Poesia Livre 2013, com apoio cultural da Revista Universidade. As inscrições gratuitas estarão abertas de 1º de dezembro a 5 de janeiro de 2013, no site http://www.poesialivre.com.br.
Confira o EDITAL REGULAMENTO
Do tema
Art. 1º – A VIVARA EDITORA por meio deste edital abre inscrições para o Concurso Nacional, Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2013.
Parágrafo único – O tema é livre.
Das inscrições
Art. 2º – Podem participar do Concurso todos os brasileiros, público em geral, de qualquer região do país.
§ 1º – Vetada a participação de membros da diretoria da VIVARA EDITORA.
§ 2º – Vetada a participação de membros da COMISSÃO JULGADORA.
§ 3º – Podem participar brasileiros natos, ou naturalizados brasileiros, maiores de 16 anos, com texto em língua portuguesa.
Art. 3º – As inscrições podem ser feitas pelo site, www.poesialivre.com.br no período de, 01 de dezembro de 2012 a 05 de janeiro de 2013.
Art. 4º – Cada participante pode se inscrever com até 02 (dois) poemas. Os poemas devem ser inéditos, ou seja, poesias que ainda não foram publicadas em livro.
§ 1º – Os poemas devem ser enviados via internet e devidamente identificados com nome, endereço residencial completo, CPF, telefone, e-mail e título(s) do(s) poema(s), obedecendo aos seguintes critérios:
a) Os poemas devem ser digitados em editor de texto eletrônico (Word, Open Office, Star Office etc.);
b) Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12;
c) Cada poema não deve exceder o limite de 02 (duas) laudas no tamanho A4;
§ 2º – As inscrições são gratuitas.
§ 3º – Ao se inscreverem, todos os candidatos aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.
Da premiação
Art. 5º Entrega das medalhas e publicação em livro dos poemas classificados.
§ 1º – Os participantes não poderão acumular as premiações, ou seja, só poderá ser premiado apenas um poema de cada participante.
§ 2º – Serão 250 (duzentos e cinqüenta) poemas classificados.
§ 3º – Publicação de livro com as poesias classificadas, com edição de 5.000 (cinco mil) exemplares.
§ 4º – Medalhas Prêmio Poesia Livre 2013, para os 3 primeiros classificados.
§ 5º – Medalha de Ouro, (em ouro 18k), Gravada, Prêmio Poesia Livre 2013, para o 1º colocado.
§ 6º – Medalha de Prata, Gravada, Prêmio Poesia Livre 2013, para o 2º colocado.
§ 7º – Medalha de Bronze, Gravada, Prêmio Poesia Livre 2013, para o 3º colocado.
§ 8º – Inserção de destaque no livro para os 10 primeiros classificados.
Da comissão julgadora
Art. 6º – A Comissão Julgadora, será escolhida pela Comissão de Organização do Concurso e será composta por 03 (três) membros com amplo conhecimento e experiência em Literatura.
Parágrafo único – A Comissão Julgadora terá autonomia no julgamento, que será regido pelos princípios da originalidade e linguagem poética.
Do resultado
Art. 7º – O resultado do Concurso será divulgado no dia 20 de janeiro de 2013 pelo site: www.poesialivre.com.br
Do Pagamento das parcelas e Remessa dos livros
Art. 8º - Cada autor classificado arcará com a compra de 10 exemplares do livro “Concurso Nacional, Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2013”, pelo custo de duas parcelas, de R$ 165,00 (cento e sessenta e cinco reais).
Art. 9º - As duas parcelas deverão ser pagas via boleto bancário nos dias 05 de fevereiro e 05 de março de 2013.
Art. 10º - Em caso de inadimplência, a poesia classificada poderá não ser publicada.
Art. 11º - Os livros e medalhas serão entregues no endereço informado na inscrição, até o dia 31 de março de 2013.
Das disposições finais
Art. 12º – Os casos omissos serão decididos, em comum acordo, pela Comissão Julgadora e pela Comissão de Organização do Concurso.
Art. 13º – A Editora VIVARA detém todos os direitos de Publicação e Distribuição da obra.
Art. 14º – Do julgamento apresentado pela Comissão Julgadora, quanto à qualidade dos poemas selecionados, não caberá qualquer recurso, ficando esta medida adstrita às condições extrínsecas do concurso, dispostas nas cláusulas deste Regulamento, que será julgado pela Comissão de Organização do Concurso.
Veja elege Verdade Uma Ilusão melhor show
"Verdade Uma Ilusão", de Marisa Monte, foi eleito pela Revista Veja o "Melhor Show de 2012".
Veja trecho da matéria:
Milimetricamente pensado e ensaiado, o espetáculo Verdade uma Ilusão, de Marisa Monte, ofuscou todas as megaproduções internacionais que passaram por São Paulo em 2012 (inclusive o impressionante muro erguido e destruído por Roger Waters, no Estádio do Morumbi). Apesar de o ótimo repertório contribuir para o êxito, a apresentação surpreendeu pelo inovador diálogo que estabelece entre música e artes plásticas. A beleza está no fato de as projeções não roubarem o brilho de cada canção. Mais solta no palco, a ponto de arriscar passos de dança, a cantora também tinha como trunfo a presença do power trio da Nação Zumbi. Dengue (baixo), Lúcio Maia (guitarra e violão) e Pupillo (bateria) foi responsáveis por dar vigor ao show, mas sem tirar a delicadeza do roteiro.
Allan Mello
Equipe Blog Marisa Monte e Cia
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Ju Gomes em bate-papo musical na Alternativa
Foto Marise Romano
Juliana Gomes, a Ju, cantora de Uberaba, que brilhou no The Voice Brasil, estará na Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500), nesta sexta-feira (28), às 19h30, para um bate-papo musical imperdível, com entrada livre. Ela contará sobre seus planos e carreira, e mostrará cantando um pouquinho do talento que conquistou a plateia do Brasil e, sobretudo, o reconhecimento dos técnicos do programa global, Cláudia Leitte, em especial, Lulu Santos, Carlinhos Brown e Daniel. Não dá pra perder!
A uberabense Juliana Gomes começou a cantar ainda criança, aos 7 anos. Aos 13 passou a integrar a Banda Pais & Filhos formada por seus pais. Neste domingo, 30, ela encantou o país no programa The Voice Brasil, com interpretação belíssima à canção Quando a chuva passar, gravada por Ivete Sangalo. Os quatro técnicos, Carlinhos Brown, Daniel, Lulu Santos e Cláudia Leitte deram sim a ela ao virarem suas poltronas. Quem perdeu, pode vê-la neste link http://tvg.globo.com/programas/the-voice-brasil/programa/noticia/2012/09/claudia-leitte-para-ju-gomes-tchutchuca-vem-aqui-para-sua-tigresa.html.
Quando os pais montaram a banda, ela entrou como vocalista. Foram centenas de formaturas, casamentos e confraternizações até alcançarem grandes eventos de destaque da cidade e microrregião como o Réveillon da Casa do Folclore, Réveillon da Pousada Jaguara (Jaguara), Baile de Gala do Lions Clube no Grande Hotel (Araxá) dentre outros.
Quando os pais montaram a banda, ela entrou como vocalista. Foram centenas de formaturas, casamentos e confraternizações até alcançarem grandes eventos de destaque da cidade e microrregião como o Réveillon da Casa do Folclore, Réveillon da Pousada Jaguara (Jaguara), Baile de Gala do Lions Clube no Grande Hotel (Araxá) dentre outros.
Desde o início de 2011 em carreira solo, faz shows por esses brasis com sua banda, tendo sido ovacionada na Festa do Peão de Barretos (SP), o que gerou muitos convites para que ela tocasse em cidades paulistas, até na capital. Venceu o Festival Nossos Talentos da Rádio Mulher de Uberaba - 102.7 FM, em meados de abril, cantando seu primeiro single, Sinal de Temporal, que será gravado em breve. Atualmente tem feito shows em Uberaba e região, e o que é melhor, recebendo convites de todo o país.
contato@julianagomes.mus.br | |
Agente de reserva | jose.barra@grupobmen.com.br / (34) 9946.2220 |
---|
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Língua Afiada: Não pertube ou Não perturbe?
Há palavras que, invariavelmente, provocam dúvida na fala e na escrita.
Esta coluna quer contribuir para eliminar as dúvidas.
Confira!
Frustrado - esta é a grafia correta, apesar de muitos escreverem e pronunciarem, equivocadamente,
frustado.
Perturbe - não é raro a palavra aparecer precedida do não, mas com a grafia errada: Não pertube.
Beneficente - é comum a gente ouvir ou ler sobre um evento beneficente chamado de beneficiente.
Gratuito - esta surge sempre e tem repercussão especialmente na fala, quando as pessoas
dizem gratuíto, como se a palavra tivesse acento no i e não tem. O fato de a palavra “gratuito” não ser acentuada graficamente é uma indicação de que a sílaba tônica é -tui.
Circuito - também é comum alguém dizer circuíto, que enquadra-se no mesmo caso de gratuito. A sílaba tônica é - cui.
Nota-se, também, que com o Acordo Ortográfico, muitas pessoas na hora de escrever, eliminam a acentuação em palavras como público, polícia, política, mantém, porém, dúvida, dívida
e muitas mais.
vEJA O QUE ESCREVEU THAÍS NICOLETI, NA fOLHA DE s. pAULO
As regras de acentuação do ditongo aberto (éi, ói, éu) e do hiato com “i” e “u” tônicos só sofreram alteração nas palavras paroxítonas, aquelas cuja sílaba forte é a penúltima, como assembleia, ideia.
Nas oxítonas que contêm ditongos abertos, os acentos são mantidos. É o caso de chapéu, escarcéu, herói e também de uma boa quantidade de plurais (lençóis, faróis, anéis, painéis, papéis, carretéis etc.) e de formas verbais (corrói, corróis, destrói, destróis, constrói, constróis etc.). O mesmo vale para os monossílabos (céu, réu, mói, rói, dói, réis etc.).
Observe que o acento é importante nesses casos, pois é necessário para indicar a pronúncia aberta. Basta observar, por exemplo, o par correu/corréu. Ambas as palavras são oxítonas, mas cada qual tem sua pronúncia. “Correu” é a forma do verbo “correr”, como todos sabem; “corréu” é uma grafia nova, fruto das novas regras de hifenização (antes era grafada “co-réu”). “Corréu” é, na linguagem jurídica, o indivíduo acusado ou condenado pela participação com outra pessoa em um mesmo delito.
A regra vale também para os monossílabos. É o caso de réis/reis, por exemplo.
Outras paroxítonas que perderam o acento foram as que terminam em “oo”. É o caso de palavras como zoo (redução de “zoológico”), voo (substantivo ou verbo) e enjoo (substantivo ou verbo), entre outras. Observe que, na primeira pessoa do singular dos verbos terminados em “-oar” conjugados no presente do indicativo, temos exemplos desse tipo de ocorrência: abençoar (abençoo), amaldiçoar (amaldiçoo), acolchoar (acolchoo), afeiçoar-se (eu me afeiçoo), perdoar (perdoo), povoar (povoo) etc.
Algumas formas verbais apresentam a duplicação da vogal “e” na sua sílaba tônica. São paroxítonas que também perderam o acento gráfico. É esse o caso em que se enquadram as terceiras pessoas do plural dos verbos “crer”, ler” e “ver” no presente do indicativo: eles creem, eles leem, eles veem. Vale a regra para os verbos deles derivados por prefixação: descreem, releem, preveem, anteveem etc. O verbo “dar” também produz formas desse tipo, mas no presente do subjuntivo, quando sua vogal temática “a” se converte em “e”: “Espero que elesdeem a volta por cima!”.
ATENÇÃO
Merece atenção especial o verbo “prover”, que, embora não seja derivado de “ver”, segue a sua conjugação no presente do indicativo. Assim: Eles proveem a despensa toda semana.
NÃO CONFUNDA
Os verbos “ter” e “vir” mantêm o acento na terceira do plural quando conjugados no presente do indicativo. Assim: ele tem/eles têm, ele vem/eles vêm.
Verbos deles derivados por prefixação conservam o acento agudo na terceira do singular e o circunflexo na terceira do plural. Assim: ele mantém/eles mantêm, ele detém/eles detêm; ele intervém/ eles intervêm, ele provém/eles provêm etc. Todas as formas recebem acento, pois são oxítonas terminadas em “-em” (como vintém, refém, Belém, também, porém etc.). O acento circunflexo nas formas de plural tem o objetivo de estabelecer distinção gráfica, não de pronúncia.
Não vale confundir ”eles proveem” (verbo ”prover”) com “eles provêm” (verbo “provir”). “Prover” é abastecer; “provir” é vir (de algum lugar).
DICA
As formas de segunda pessoa do singular dos derivados de “ter” e “vir” também são acentuadas, pois, a exemplo de parabéns e reféns, são oxítonas terminadas em “-ens”. Assim: tu entreténs, tu deténs, tu intervéns, tu provéns etc.
HIATO
Quanto à regra do hiato, conforme já foi dito, pouca coisa muda. As alterações limitam-se às paroxítonas cuja sílaba tônica em “i” ou “u” (seguidos ou não de “s”) sucede a um ditongo. Assim:bocaiuva, feiura, Costa do Sauipe, maoista etc.
Não sofreram alteração as oxítonas em geral, independentemente de haver (ou não) ditongo antes do “i” e do “u” (Piauí, teiú, tuiuiú, Jundiaí, Itajaí, baú etc.) nem as paroxítonas cuja sílaba tônica em “i” ou “u” não seja antecedida de ditongo (saída, juízes, egoísta, egoísmo, saúde, alaúde, amiúde, miúdo, balaústre etc.).
OBSERVAÇÃO
Não se acentua a palavra juiz, mas acentua-se o seu plural, juízes. O mesmo vale para raiz/raízes.
Nas oxítonas que contêm ditongos abertos, os acentos são mantidos. É o caso de chapéu, escarcéu, herói e também de uma boa quantidade de plurais (lençóis, faróis, anéis, painéis, papéis, carretéis etc.) e de formas verbais (corrói, corróis, destrói, destróis, constrói, constróis etc.). O mesmo vale para os monossílabos (céu, réu, mói, rói, dói, réis etc.).
Observe que o acento é importante nesses casos, pois é necessário para indicar a pronúncia aberta. Basta observar, por exemplo, o par correu/corréu. Ambas as palavras são oxítonas, mas cada qual tem sua pronúncia. “Correu” é a forma do verbo “correr”, como todos sabem; “corréu” é uma grafia nova, fruto das novas regras de hifenização (antes era grafada “co-réu”). “Corréu” é, na linguagem jurídica, o indivíduo acusado ou condenado pela participação com outra pessoa em um mesmo delito.
A regra vale também para os monossílabos. É o caso de réis/reis, por exemplo.
Outras paroxítonas que perderam o acento foram as que terminam em “oo”. É o caso de palavras como zoo (redução de “zoológico”), voo (substantivo ou verbo) e enjoo (substantivo ou verbo), entre outras. Observe que, na primeira pessoa do singular dos verbos terminados em “-oar” conjugados no presente do indicativo, temos exemplos desse tipo de ocorrência: abençoar (abençoo), amaldiçoar (amaldiçoo), acolchoar (acolchoo), afeiçoar-se (eu me afeiçoo), perdoar (perdoo), povoar (povoo) etc.
Algumas formas verbais apresentam a duplicação da vogal “e” na sua sílaba tônica. São paroxítonas que também perderam o acento gráfico. É esse o caso em que se enquadram as terceiras pessoas do plural dos verbos “crer”, ler” e “ver” no presente do indicativo: eles creem, eles leem, eles veem. Vale a regra para os verbos deles derivados por prefixação: descreem, releem, preveem, anteveem etc. O verbo “dar” também produz formas desse tipo, mas no presente do subjuntivo, quando sua vogal temática “a” se converte em “e”: “Espero que elesdeem a volta por cima!”.
ATENÇÃO
Merece atenção especial o verbo “prover”, que, embora não seja derivado de “ver”, segue a sua conjugação no presente do indicativo. Assim: Eles proveem a despensa toda semana.
NÃO CONFUNDA
Os verbos “ter” e “vir” mantêm o acento na terceira do plural quando conjugados no presente do indicativo. Assim: ele tem/eles têm, ele vem/eles vêm.
Verbos deles derivados por prefixação conservam o acento agudo na terceira do singular e o circunflexo na terceira do plural. Assim: ele mantém/eles mantêm, ele detém/eles detêm; ele intervém/ eles intervêm, ele provém/eles provêm etc. Todas as formas recebem acento, pois são oxítonas terminadas em “-em” (como vintém, refém, Belém, também, porém etc.). O acento circunflexo nas formas de plural tem o objetivo de estabelecer distinção gráfica, não de pronúncia.
Não vale confundir ”eles proveem” (verbo ”prover”) com “eles provêm” (verbo “provir”). “Prover” é abastecer; “provir” é vir (de algum lugar).
DICA
As formas de segunda pessoa do singular dos derivados de “ter” e “vir” também são acentuadas, pois, a exemplo de parabéns e reféns, são oxítonas terminadas em “-ens”. Assim: tu entreténs, tu deténs, tu intervéns, tu provéns etc.
HIATO
Quanto à regra do hiato, conforme já foi dito, pouca coisa muda. As alterações limitam-se às paroxítonas cuja sílaba tônica em “i” ou “u” (seguidos ou não de “s”) sucede a um ditongo. Assim:bocaiuva, feiura, Costa do Sauipe, maoista etc.
Não sofreram alteração as oxítonas em geral, independentemente de haver (ou não) ditongo antes do “i” e do “u” (Piauí, teiú, tuiuiú, Jundiaí, Itajaí, baú etc.) nem as paroxítonas cuja sílaba tônica em “i” ou “u” não seja antecedida de ditongo (saída, juízes, egoísta, egoísmo, saúde, alaúde, amiúde, miúdo, balaústre etc.).
OBSERVAÇÃO
Não se acentua a palavra juiz, mas acentua-se o seu plural, juízes. O mesmo vale para raiz/raízes.
Diferenciais
Já se disse que quase todos os acentos diferenciais foram suprimidos pelo Acordo Ortográfico, mas dois permaneceram: o do verbo “pôr” e o da forma “pôde” (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do modo indicativo). O motivo da manutenção do acento gráfico de “pôde” é para marcar o tempo passado.
Assim: “Ele não pode fazer isso” (presente) é diferente de “Ele não pôde fazer isso” (passado).
domingo, 23 de dezembro de 2012
Lançamento de Terezinha Hueb emociona plateia
Fotos Rose Dutra
Foi lindo o lançamento do livro Assim como nós, da educadora e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), Terezinha Hueb de Menezes, no sábado (22), no Centro Cultural Cecília Palmério. Ela abriu com a simplicidade que lhe é peculiar, agradecendo a presença de todos, em especial, do presidente da ALTM, José Humberto Hemriques e do membro da Academia, Jorge Alberto Nabut,
e convidou o músico Gibinha para a sua apresentação. Ele contou a história do instrumento que toca com o Grupo Chorocultura: bandolim.
Em Carinhoso, ele contou com as belas vozes do coral formado pela plateia, da qual fazia parte Arahilda Gomes, mais recente membro da ALTM.
Depois, Gibinha convidou os homens da família Hueb de Menezes para acompanhá-lo. Irmãos, filhos e netos convidaram Terezinha pra se juntar a eles e entoar inesquecíveis canções.
Eles, emocionados, a homenagearam cantando Caçador de Mim, do ótimo Milton Nascimento.
Enquanto era servido o coquetel, acontecia a sessão de autógrafos. Amigos e admiradores formaram fila para receber o carinho da autora,
com suas sempre sábias palavras.
sábado, 22 de dezembro de 2012
Baladas da Pró aquecem temporada
Pró Eventos comanda as melhores baladas da temporada, na Casa do Folclore! Hoje,
sábado, a festa Branco & Preto traz o Dj Erick Akyo,
o trio do Sharp Bend, além das habituais atrações de Uberaba, como o Dj Fabiano e o Vj Renato Carneiro, mais Girla Nascimento, que também estarão na virada da noite de 24 para 25 dezembro, no Natal da Pró,
que ainda contará com o ótimo Dj Julinho Oliveira. Para a Festa do Branco & Preto, os convites individuais são vendidos por: feminino - R$ 35/meia e R$ 70/inteira; masculino -R$ 55/meia e R$110/inteira. Para o Natal da Pró, que contará, também, com a Dj Juliana Pallatto: feminino - R$ 45/meia e R$ 90/inteira e masculino - R$ 65/meia e R$110/inteira. Os pontos de venda são Exala’s Western, Pró Eventos e loja Colcci do Shopping Uberaba. Outras informações: (34) 3312-1947.
Foto Marise Romano
Enquanto isso, o Dj Vinny Depp é a atração das mais antenadas baladas da região e, nesta temporada, em especial, é o convidado para tocar em badaladíssimas festas de formatura, como a de Medicina. Uberaba bombando com o talento de quem realmente se dedica à pesquisa e ao aperfeiçoamento na cena da música eletrônica!!!!
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Terezinha Hueb autografa neste sábado
A educadora, imortal da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, mãe, avó e amiga das mais dedicadas, Terezinha Hueb de Menezes, deverá se surpreender com o público que comparecerá ao lançamento de seu livro Assim como nós, neste sábado, dia 22, às 20h, no saguão do Centro Cultural Cecília Palmério (avenida Guilherme Ferreira, 217).
Usando seu inseparável colar em que traz no pingente a letra M, de Murilo (Pacheco de Menezes) - que foi vereador e deixou seu nome cravado na história da cidade como representante da expressão máxima da ética e da cidadania -, o saudoso educador com quem ela constituiu família, Terezinha empresta seu encanto a praticamente todos os eventos culturais da cidade e região.
Terezinha já esteve à frente da ALTM, em gestão histórica, quando a comunidade teve a chance de estar mais próxima das atividades dos imortais. Seu prestígio nas mais variadas frentes da cidade é inegável. Sua visão ponderada sobre questões políticas, às vezes até polêmicas, a distingue como personalidade de presença indispensável em eventos que têm como propósito o bem comum. Exatamente por isso, neste sábado, o saguão do Cecília Palmério estará repleto de amigos e representantes das mais importantes organizações de Uberaba e região.
Em "Assim como nós", Terezinha reúne as mais marcantes crônicas que publicou como articulista do Jornal da Manhã, onde escreve semanalmente, aos domingos. A ilustração da capa é a obra "Meandros", óleo sobre tela da artista plástica Aparecida Hueb. Assina o projeto gráfico e a capa, Cristiane de Oliveira. A impressão e o acabamento couberam à Editora Vitória. E ela abre o livro com uma frase do professor Murilo Pacheco de Menezes: "Talvez quando o homem, substancialmente reestruturado, vislumbrar, no espelho da vida, impressa no próprio reflexo, a imagem de seu semelhante , se inicie, então, a verdadeira caminhada para um mundo melhor." quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
FestNatal Araxá traz Família Lima
O grupo Família Lima se apresentará, a partir das 21h, no estádio municipal Fausto Alvim, em Araxá, integrando a programação do “FestNatal Araxá 2012”. Milhares de pessoas deverão assistir ao show, que tem entrada gratuita. O grupo do Rio Grande do Sul é formado pelo pai, José Carlos, e os filhos Allen, Amon-rá, Lucas Lima e Moisés. Reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade musical, os músicos utilizam diferentes instrumentos musicais durante o show. A banda, formada em 94, mistura música erudita com rock, pop e música eletrônica nas apresentações.
Alternativa recebe Presépio Vivo
Thaís, Jozi e turma da Livraria Alternativa convidam para apresentação do Presépio Vivo, com Joana D´Arc e outros atores, nesta sexta-feira, dia 21, às 19h, na sede da Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500). Thaís ressalta que é sempre motivo de grande alegria receber esse grupo que sai às ruas de Uberaba, todo ano, transmitindo mensagens com o verdadeiro espírito natalino. "Queremos reunir nossos amigos e clientes nesse momento de oração e confraternização", enfatiza.
domingo, 16 de dezembro de 2012
Língua Afiada: Tinha chegado ou tinha chego?
Há erros de uso da língua portuguesa que se tornaram populares e comuns. No entanto, é preciso evitá-los e esta é a proposta da coluna: colaborar com dicas a partir de pesquisa em publicações especializadas.
Não há regra sem “excessão”.
O certo é “exceção”.
O certo é “exceção”.
Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta:
“beneficiente” (beneficente)
“previlégio” (privilégio)
“vultuoso” (vultoso)
“frustado” (frustrado)
“impecilho” (empecilho)
“entitulado” (intitulado)
“envólucro” (invólucro)
Fique atento!
Ele foi um dos que “chegou” antes.
Um dos que faz a concordância no plural:
Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um).
Era um dos que sempre vibravam com a vitória do time.
Um dos que faz a concordância no plural:
Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um).
Era um dos que sempre vibravam com a vitória do time.
Vive “às custas” da família.
O certo: Vive “à custa” da família.
Use também em via de, e não “em vias de”:
Espécie em via de extinção. /Trabalho em via de conclusão
O processo deu entrada “junto ao” STF.
Processo dá entrada “no” STF. Igualmente:
O jogador foi contratado do (e não “junto ao”) Milan.
Cresceu muito o prestígio do jornal entre os (e não “junto aos”) leitores.
Era grande a sua dívida com o (e não “junto ao”) banco.
A reclamação foi apresentada ao (e não “junto ao”) Procon.
Sentou “na” mesa para comer.
Sentar-se (ou sentar) em é “sentar-se em cima de” -
Normalmente você não senta em cima da mesa para comer, não é?
Veja o certo:
Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina de escrever, ao computador.
Sentar-se (ou sentar) em é “sentar-se em cima de” -
Normalmente você não senta em cima da mesa para comer, não é?
Veja o certo:
Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina de escrever, ao computador.
O fato passou “desapercebido”.
O certo é:
O fato passou despercebido, não foi notado.
Desapercebido significa desprevenido
O certo é:
O fato passou despercebido, não foi notado.
Desapercebido significa desprevenido
Ao meu ver.
Não ocorre artigo nestas expressões do verbo Ver. Assim:
A meu ver, A nosso ver, A seu ver
Dúvida dos leitores
Tenho alguns colegas de trabalho que sempre me corrigem quando digo que tinha chegado atrasada. Eles sempre querem que eu use tinha chego atrasada. Qual é o certo?
Não ocorre artigo nestas expressões do verbo Ver. Assim:
A meu ver, A nosso ver, A seu ver
Dúvida dos leitores
Tenho alguns colegas de trabalho que sempre me corrigem quando digo que tinha chegado atrasada. Eles sempre querem que eu use tinha chego atrasada. Qual é o certo?
Luciana de Souza
“Chego” não existe, Luciana. Você está correta. O certo é:
Tinha “chegado” atrasada
Eu tinha chego atrasada. (Errado)
Eu tinha chegado atrasada. (Certo)
Eu tinha trago minhas roupas para arrumar. (Errado)
Eu tinha trazido minhas roupas para arrumar. (Certo)
Envie sua dúvida para o e-mail rosemdutra@gmail.com
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
APCA premia Marisa Monte
A Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) elegeu o espetáculo "Verdade Uma Ilusão", de marisa Monte, o melhor show de 2012, um dos mais importantes prêmios do país na área de cultura. No 8º Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura, Marisa, dona da concepção do projeto, já havia recebido o troféu de melhor show. A direção de Verdade uma ilusão é de Leonardo Netto e Cláudio Torres.
Marisa ainda foi eleita pela revista IstoÉ a personalidade de 2012 na área de cultura, por sua contribuição musical às artes brasileiras. Neste ano, ela cantou para 750 milhões de pessoas na festa de encerramento das Olimpíadas de Londres, lançou o CD O que você quer saber de verdade, deu início à turnê Verdade uma ilusão e emplacou os sucessos Depois e Ainda bem nas rádios e em novelas globais. Demais!!!
Destaque do The Voice canta em Uberaba
Juliana Gomes, destaque do programa The Voice Brasil, comandado pelos técnicos Lulu Santos, Daniel, Claudia Leitte e Carlinhos Brown, faz show em Uberaba, neste domingo, às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ, em uma realização da ShowBrasil Produções. Uberabense, Juliana canta com os pais, músicos, desde os 7 anos. Aos 13, passou a integrar a banda Banda Pais & Filhos, como vocalista. Foram centenas de apresentações nos mais variados eventos festivos. Desde o início de 2011, ela corre cidades e estados cantando e encantando com sua banda e prepara-se para gravar seu primeiro single, com o sucesso Sinal de Temporal, que já lhe rendeu prêmios, e começar a divulgar seu trabalho mais intensamente em Minas Gerais e São Paulo e iniciar o projeto no estado de Goiás.
No The Voice, Ed Motta, técnico assistente de Cláudia Leitte ficou impressionado com a potência e o timbre de Juliana e disse que ela é uma cantora completa!
Agora é a hora de o público uberabense aplaudir a performance de Ju e continuar a apoiá-la como aconteceu durante a permanência dela no programa global. Convites das mais variadas cidades não param de chegar para assistir de pertinho esta linda cantora de hábitos simples e talento gigantesco. Bora lá!
SERVIÇO
Show Juliana Gomes
Data: 16/12/2012
Horários: 20h
Local: Centro de Eventos da ABCZ
Classificação Indicativa: 18 anos
Ingressos:
Mesa p/ 6 pessoas - Setor 1 (próximo ao palco) - R$ 300
Ingressos Avulsos - Setor 2 - R$ 70 inteira /R$ 35 meia
Ponto de Vendas: Conttagio - Shopping Uberaba - Loja 150 - 3311 1979
Contatos:
Kleyton Borges: (34) 9120-2636 – borges@showbrasilproducoes.com.br
Ronaldo Junior : (34) 9140-2010 – ronaldo@showbrasilproducoes.com.br
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
FestNatal traz Stanley Jordan à região
Com Ivan "Mamão" Conti na bateria e o baixista mineiro Dudu Lima no baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless, Stanjey Jordan foi primeiro lugar no quadro de jazz da revista Billboard por 51 semanas e recebeu duas indicações para o Grammy e Disco de Ouro certificado nos EUA e Japão.
Programação inclui 14 Bis, no dia 17
e Família Lima, no dia 19
Mais informações e a programação completa podem ser conferidas integralmente no http://www.festnatalaraxa.com.br/index.php/programacao. A expectativa é que 100 mil pessoas participem do evento. As atividades serão realizadas em vários pontos de Araxá e prometem emocionar e resgatar no público a magia do Natal. Evento conta com a assessoria de Serifa Comunicação (leia-se Analu Guimarães)!
Programação inclui 14 Bis, no dia 17
e Família Lima, no dia 19
Mais informações e a programação completa podem ser conferidas integralmente no http://www.festnatalaraxa.com.br/index.php/programacao. A expectativa é que 100 mil pessoas participem do evento. As atividades serão realizadas em vários pontos de Araxá e prometem emocionar e resgatar no público a magia do Natal. Evento conta com a assessoria de Serifa Comunicação (leia-se Analu Guimarães)!
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Presépio Vivo abre noite na Praça do Quartel
Eduardo Lima e a equipe do Presépio Vivo, A Sagrada Família, presenteiam Uberaba, mais uma vez, com o Auto de Natal Itinerante, que abrilhantou a programação da noite natalina promovida pela Polícia Militar de Minas Gerais, nesta quarta-feira, 12. São 17 anos de peregrinação do Presépio Vivo encantando pacientes nos mais diversos hospitais, as crianças dos orfanatos, os que moram em asilos, os estudantes, os fiéis em diversos templos religiosos, enfim, todos recebem o auto com respeito e carinho resgatando cantigas de oratórios, declamando poemas de autores e poetas anônimos e cantos de louvores realizados durante as encenações. Integram o elenco, além de Eduardo, que interpreta José, e Joana Dark (Maria), os atores Rose Pool, Rose Mary, Mariza Cunha, André Silva, Leandra Coli, Nídia Victor, Sílvio Macario Junior, Carlos Perez, Luís Fernando, Lívia Alexandra, Josefa Beatriz, Julio Basílio e Rafael Cunha.
Confira a programação
Elenco: (Todo elenco do Presépio e do Êxodus)
18/12 (terça-feira)
23/12 (domingo)
Local: Hospital Dr. Hélio Angotti
Horário: 18h
25/12 (terça-feira)
Local: Hospital do Pênfigo/Lar da Caridade
Horário: 9h
Local: Asilo São Vicente de Paulo
Horário: 11h
Assinar:
Postagens (Atom)