quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Desmemória América Latina vem a Uberaba dia 23

                                                                            Fotos Daniel Protzner

Desmemória América Latina, quarto trabalho da Flores de Jorge Cia Cênica e o segundo solo da atriz Michelle Ferreira, com apresentação única em Uberaba, no próximo dia 23, às 20h, na Alternativa Cultural, surgiu do desejo da atriz de trazer à tona questões envolvendo a identidade e a memória dos latino-americanos, após incursionar por Argentina, Cuba, Colômbia, Uruguai e México. Em suas viagens, algumas a trabalho, ela percebeu muitas semelhanças entre as pessoas pertencentes aos países que integram a América Latina. Por outro lado, a identidade dos latino-americanos ainda é confusa e influenciada fortemente por outras culturas, tais como a européia ou a norte-americana. A partir destas questões, Michelle desenvolveu a dramaturgia e a concepção de encenação compartilhada com o diretor, ator e dramaturgo mexicano, Rodolfo Guillén.



De junho a setembro, a atriz trabalhou individualmente. De setembro a novembro, por meio de uma bolsa obtida por ela com o governo do México para estrangeiros desenvolverem trabalhos de criação artística com profissionais mexicanos (Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento por meio da Secretaria de Relaciones Exteriores); Michelle realizou uma residência artística na Cidade do México, na qual teve a oportunidade de se dedicar integralmente ao processo de criação do espetáculo com Guillén, também diretor artístico do grupo Teatro en Exceso y otras patologias.




O espetáculo mostra a memória da América Latina que vai para além dos livros de história levantando questionamentos importantes dentro de um discurso cênico-político-antropológico  e destacando a complexa identidade dos latino-americanos. O novo trabalho solo da atriz Michelle Ferreira aborda histórias já recontadas nas escolas sobre as colonizações na América Latina, porém,  busca ressignificar algumas delas e levantar memórias que ainda estão “veladas” ao longo dos séculos.


Confira um trecho:
https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/14acca386ac8b638?projector=1


Ficha Técnica
Direção: Rodolfo Guillén
Elenco, criação e dramaturgia: Michelle Ferreira
Tradução do texto para o espanhol e locução: Teresa Zamorano
Iluminação: Wellington Santos
Técnico de som: Flávio Cravo
Edição da trilha sonora – André Cabelo
Projeto gráfico e tratamento imagens projeção: Tiago Almeida
Realização: Flores de Jorge Cia Cênica

Serviço
Espetáculo Desmemória América Latina
Dia: 23 de janeiro de 2014
Horário: 20h
Local: Alternativa Cultural – Rua Major Eustáquio, 500 - Centro
Ingressos:  R$ 20 inteira e R$10 meia
Mais informações: www.floresdejorge.com
floresdejorge@gmail.com
Contato para a imprensa: (31) 9117-5770

Nenhum comentário:

Postar um comentário