terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cine UFTM exibe Che, O Argentino





O projeto de extensão universitária, Cine Cultura UFTM, uma iniciativa do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba (MG), exibirá nesta sexta-feira (16), às 19h, no Cine Urbano Salomão, o filme Che, O Argentino, dirigido por Steven Soderbergh, com Benicio Del Toro, Demián Bichir, Rodrigo Santoro, Santiago Cabrera, Kahlil Mendez, Julia Ormond, Jorge Perugorría, Catalina Sandino Moreno. A entrada é gratuita. 



O longa retrata não apenas a importância histórica da derrubada de Fulgêncio Batista, mas também faz jus ao espírito revolucionário de uma das figuras mais emblemáticas do século 20: Ernesto Guevara Serna, o “Che”. 
É basicamente um filme de idéias políticas: desde o histórico primeiro encontro entre Fidel e Che até o plano final, esta produção se preocupa em estabelecer o protagonista como um homem de princípios, como alguém que não se interessa pela luta armada por ter uma personalidade violenta ou por gostar de adrenalina, mas sim por amar profundamente os camponeses que sofrem sob o jugo imperialista que, no período pós-Guerra, caracterizou a principal estratégia econômica norte-americana na América Latina.
Para o professor doutor Wagner da Silva Teixeira e os estudantes do curso de História da UFTM, Priscilla Sathler e José Luiz Pollo, que coordenam o projeto, o cinema é uma arte, como toda arte retrata a realidade por meio da ficção, por vezes a arte mostra a verdade/realidade de forma mais franca e contundente do que a História. 
A sociedade contemporânea incorporou o cinema, o sistema econômico fez dele parte da chamada indústria cultural. Apesar disso, temos muitos exemplos de filmes realizados de forma extremamente cuidadosa, independente dos grandes estúdios e que procuram retratar aspectos relevantes do mundo atual e tempos passados de forma crítica, desnudando características e questões que muitas vezes a sociedade prefere encobrir. Além disso, o cinema é um importante instrumento pedagógico, que bem utilizado, pode contribuir e muito com o processo de formação escolar/acadêmica de nossos alunos.
O projeto pretende construir um canal de comunicação entre a Universidade e a Comunidade através do cinema. Escolher filmes que estejam fora dos circuitos comerciais, que sejam raros e tragam uma contribuição efetiva à arte e à História do Cinema. Exibir filmes de qualidade, que estimulem uma reflexão crítica e profunda sobre a realidade atual, bem como, sobre a história do Brasil. Debater e analisar os filmes a partir de uma perspectiva crítica. Realizar mostras de filmes sobre temas relevantes para a compreensão da sociedade e da inserção dos homens no tempo. Abordar o cinema com um instrumento pedagógico de formação pessoal, intelectual e acadêmica.
O público alvo é formado por integrantes da Comunidade Acadêmica da UFTM, comunidade em geral e, é claro, os amantes e admiradores da sétima arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário