sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Path fala com autora de "Quem é você na Fila do Pão"

Vivi Duarte dá dicas do que a ajudou, como a criação da 'lista inegociável



No bate-papo, jornalista conta sua trajetória para colocar em pauta assuntos relevantes e atuais para a sociedade. Evento sobre inovação e diversidade, com foco em regeneração do planeta, acontece de forma virtual nos dias 30 e 31 de outubro com ingresso colaborativo

Nos dias 30 e 31 de outubro, acontece o Path Amazônia, em edição totalmente virtual e com foco na regeneração do planeta, que contará com mais de 70 de conteúdos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São palestras, talks, conversas, documentários e materiais exclusivos, muitos deles produzidos diretamente da região Amazônica. Uma dessas conversas é com Vivi Duarte, jornalista e autora de "Quem é você na Fila do Pão". O bate-papo traz diversas pautas relevantes e atuais para a sociedade.

Nascida na periferia de São Paulo, Vivi Duarte cresceu como uma menina cheia de planos e com poucas oportunidades. "Ter um plano sempre fez muita diferença na minha vida, como fui construindo a mulher que sou hoje - me posicionando para honrar a menina que eu era e me tornar a mulher que eu desejava", conta ela durante o bate-papo que será disponibilizado na plataforma do evento. Em uma conversa sobre suas experiências e projetos, Vivi traz dicas do que a ajudou neste processo, como a criação da 'lista inegociável'. "É importante saber o que a gente não quer como, por exemplo, uma amizade tóxica, um relacionamento, não procrastinar. Saber o que não quer é muito importante para você construir o que deseja realmente", indica.

Com 32 anos, Vivi decidiu criar o Plano Feminino, uma consultoria com foco em raça, gênero e diversidade, projeto pioneiro no Brasil para provocar a propaganda e mudar a narrativa do Brasil. A ideia é trazer propósitos para a propaganda, contando também com suas experiências pessoais. Também criou o Plano de Menina, ONG que ajuda as meninas de periferia e conta com uma rede de mulheres voluntarias (jornalistas, promotoras de justiça, psicólogas), onde cada uma traz uma expertise para as meninas. Ali, naquele espaço, elas iniciam grandes jornadas e são preparadas para o mercado de trabalho. "É um Instituto de impacto real, de pensar nas possibilidades dessas meninas serem líderes, independentemente de onde elas nasceram".

Durante a entrevista, Vivi também traz outros temas importantes e vivenciados por ela, como a síndrome da impostora, o reconhecimento de raça negra, a falta de apoio das pessoas, além de propor uma reflexão sobre a importância de acreditarmos na essência da identidade, independente do que estão falando. "Não é sobre ter, é sobre ser. O que você vai fazer com os privilégios que você tem na mão?", questiona a jornalista.

Sobre o Path Amazônia
O Path Amazônia contará com um time de especialistas para curadoria de cada um dos 17 ODS da ONU, incluindo pessoas renomadas, lideranças de povos tradicionais e instituições sociais. Kaká Werá, Samela Satere Máwé, Karina Oliani, Gustavo Montezano, Nina Silva, Mariana Ferrão, Drauzio Varella, Ana Fontes, Fê Cortez, Edu Lyra, Marko Brajovic, Kênia Maria, Vanda Ortega Witoto, Patricia Tavares, Irina Bulara, João Farkas, Xexeu Tripoli, Tia Dag, Marquito Abreu e Vivi Duarte são alguns dos convidados.
Com um modelo de ingresso colaborativo, a organização do evento vai sugerir um preço, mas cada um que fizer sua inscrição poderá contribuir com o valor que desejar ou acompanhar gratuitamente. O Path Amazônia conta com patrocínios do grupo Heineken, Mastercard, Moss e da Volvo Car Brasil, além de parceiros e apoiadores como TRIP, Catraca Livre, Vida Simples e YAM. Para inscrições e outras informações, acesse o site do Path ou o Instagram @FestivalPath.
O Path é um evento zero carbono e o Path Amazônia vai em parceria com o Instituto Almerinda Malaquias em Novo Airão, Amazonas, ajudar na construção de escolas para a população ribeirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário